Subnotificação vai matar a quarentena, alerta senadora Simone Tebet
Estudos apontam que os números de infectados por coronavírus no Brasil podem ser ainda maiores, fato causado pela subnotificação dos casos. Diante da situação, a senadora Simone Tebet (MDB) alerta que a “subnotificação vai matar a quarentena”. A presidente da Comissão e Justiça questionou os dados do último domingo (29), “22 mortes com “apenas” 352 novos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estudos apontam que os números de infectados por coronavírus no Brasil podem ser ainda maiores, fato causado pela subnotificação dos casos. Diante da situação, a senadora Simone Tebet (MDB) alerta que a “subnotificação vai matar a quarentena”.
A presidente da Comissão e Justiça questionou os dados do último domingo (29), “22 mortes com “apenas” 352 novos casos em 24h?”. Para a parlamentar a subnotificação pode ser um fator para minimizar a gravidade da doença.
“Sem os números reais, a população não vai entender porque tem que FICAR EM CASA, correndo risco de perder emprego e, muitos, já com falta de comida”, escreveu em caixa alta, em publicação no Twitter. Simone usou as redes sociais para pedir “TESTE para TODOS URGENTE!”.
Subnotificação do coronavírus
Segundo estudo realizado pelo Centro para Modelagem Matemática de Doenças Infecciosas da London School of Tropical Medicine, do Reino Unido, a estimativa é de que os casos de coronavírus no Brasil são 11 vezes maior que o registrado oficialmente. Com a poucos testes disponíves, os exames brasileiros acontecem apenas para critérios clínicos.
A falta de notificação de todos os casos de coronavírus pode interferir na curva de transmissão da doença, que pode não ser fiel a realidade, prejudicando também a contenção do vírus. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o teste seja realizado no maior número possível de pessoas.
Ao contrário do recomendado, Mato Grosso do Sul e outros estados brasileiros não conseguem realizar inúmeros testes. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) havia informado que, no MS, os testes para coronavírus na rede pública são realizados apenas em casos considerados suspeitos.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Governo da Bolívia acusa apoiadores de Evo Morales de sequestro de 200 soldados
O ministério não identificou os grupos, nem explicou como os soldados foram sequestrados
Assaltantes aplicam mata-leão e roubam homem que caminhava no Centro de Campo Grande
Após o crime, polícia saiu à procura e prendeu os suspeitos
Juiz da Geórgia rejeita ação do Partido Republicano sobre entrega pessoal de cédulas
Ação foi movida pelo partido de Donald Trump na sexta-feira à noite
Ucrânia: agência de inteligência militar diz que 7 mil norte-coreanos estão próximos ao país
Volodymyr Zelensky pediu que seus aliados parem de “observar” e adotem medidas antes que as tropas norte-coreanas enviadas à Rússia cheguem ao front
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.