A (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) inicia na próxima semana um plano de retomada das atividades presenciais no Plenário Deputado Júlio Maia. Porém, o público ainda não poderá voltar a acompanhar as sessões.

Conforme explicou o presidente da Casa, Paulo Corrêa (PSDB), apenas os parlamentares que preferirem podem ir ao plenário. Portadores de comorbidades devem continuar participando por videoconferência.

Os 11 deputados presentes votaram a favor da proposta. (PT) salientou que deve continuar em seu gabinete, por ser diabético. “Concordo com a sessão mista, e os companheiros que são saudáveis devem ir se quiserem. Mas eu continuo virtualmente”, justificou.

Onevan de Matos (PSDB) segue afastado se recuperando de uma pneumonia, consequência da Covid-19. Desde março, os deputados se reuniam apenas por videoconferência, comparecendo apenas o presidente e alguns deputados ocasionalmente.

Pauta

Antes, os parlamentares aprovaram três projetos. Em redação final, proposição do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) altera o Estatuto dos Servidores Públicos do Judiciário para criar indenização por serviços realizados durante as .

Já em discussão única, projeto de decreto legislativo da Mesa Diretora ratifica os Convênios do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), Protocolos ICMS e Ajustes do Sinief (Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico – Fiscais) celebrados no âmbito do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Em primeira discussão, proposta de Barbosinha (DEM) que obrigas cinemas a adaptarem sessões às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral. 

Por fim, proposição de amilson Name (sem partido) disciplina a divulgação por meio de cartazes em locais de grande circulação de pessoas a proibição de exploração de trabalho infantil.