Projeto de lei propõe pagamento de ICMS 15 dias após retirada de mercadoria
Nas regras atuais, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) retém as mercadorias de comerciantes e compradores até o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para liberar os produtos. Projeto de lei apresentado pelo Capitão Contar (PSL) nesta quarta-feira (12) quer mudar isso, deixando o pagamento do imposto 15 dias após […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nas regras atuais, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) retém as mercadorias de comerciantes e compradores até o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para liberar os produtos. Projeto de lei apresentado pelo Capitão Contar (PSL) nesta quarta-feira (12) quer mudar isso, deixando o pagamento do imposto 15 dias após a retirada da mercadoria.
Segundo Contar, a regra atual calcula o imposto no mesmo momento da checagem da mercadoria, feito pelo próprio fiscal. Caso não seja pago, a mercadoria fica retida até a quitação do ICMS. “Quando isso acontece, o produto acaba não sendo vendido imediatamente, ou fica no estoque do fornecedor, ou até ser negociado por valor inferior ao estabelecido no momento da venda final, o que vem causando prejuízos gigantescos ao setor empresarial do MS, pois são obrigados a imputar um custo antecipado, que somente teriam após a venda do produto”.
O deputado citou uma situação que acontece com frequência. “Certas vezes vem um caminhão recolhendo as mercadorias, mas como uma ou outra não não teve o imposto pago, toda a mercadoria fica retida e o caminhão parado”.
Questionado se o projeto pode não ser aprovado, Contar explicou que a proposta não mexe com arrecadação. “Estamos facilitando para o contribuinte. Não mexo com os valores, mas sim com os procedimentos. O Estado é moderno no quesito de cobrança. Não tem como ter sonegação porque o CNPJ já está na compra”.
Para ser aprovado, o projeto precisa passar pela análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), antes de ir para votação dos parlamentares.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Mania de Você: Luma aceita dinheiro de Mavi, mas deixa claro que ainda quer vingança
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (11)
Volta por Cima: capangas de Armando levam sua mudança para a casa de Violeta
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (11)
No Rancho Fundo: Deodora rouba o anel de turmalina paraíba que está com Dona Castorina
Confira resumo do capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (11)
Alma Gêmea: Cristina impede que Serena e José Aristides ajudem Rafael no hospital
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.