Política

Projeto de lei prevê criação de programa para combater notícias falsas

Projeto de lei prevê a criação do Programa Municipal de Combate à Disseminação de Informações Falsas, conhecidas como fake news, em Campo Grande. O objetivo da medida, apresentada pelo vereador Willian Maksoud (PTB), é conscientizar a população quanto ao perigo de informações inverídicas divulgadas no ambiente virtual. “Ao manterem a aparência de notícias jornalísticas, são diss...

Mayara Bueno Publicado em 11/05/2020, às 09h54

Câmara Municipal de Campo Grande. (CMCG/Divulgação)
Câmara Municipal de Campo Grande. (CMCG/Divulgação) - Câmara Municipal de Campo Grande. (CMCG/Divulgação)

Projeto de lei prevê a criação do Programa Municipal de Combate à Disseminação de Informações Falsas, conhecidas como fake news, em Campo Grande. O objetivo da medida, apresentada pelo vereador Willian Maksoud (PTB), é conscientizar a população quanto ao perigo de informações inverídicas divulgadas no ambiente virtual.

“Ao manterem a aparência de notícias jornalísticas, são disseminadas pela Internet (ou por outras mídias), sendo normalmente criadas para influenciar o interlocutor”, traz um trecho da proposta que será votada na Câmara Municipal.

Segundo o texto, as ações incluem divulgação periódica de campanha de combate aos crimes relacionados a informações falsas divulgadas e compartilhadas nos meios de comunicação, utilizando meios oficiais de comunicação do município e realização de palestras e seminários de conscientização nas escolas públicas.

O texto do projeto, na íntegra, pode ser conferido na edição do Diário Oficial da Casa de Leis, disponível aqui, a partir da página 2.

Jornal Midiamax