Presidente da Confaz-M/MS apoia reforma tributária simplificada
Nesta sexta-feira (04), o presidente do Confaz-M/MS, Itamar Mariani, afirmou que apoia a reforma tributária simplificada.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta sexta-feira (04), o presidente do Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do Mato Grosso do Sul), Itamar Mariani, afirmou que apoia a reforma tributária simplificada. A reforma tributária tem sido discutida no Congresso Nacional desde julho deste ano.
A proposta de reforma foi entregue pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Em entrevista a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Mariani acredita que as mudanças podem contemplar a União, estados e municípios brasileiros. Além de que, segundo ele, poderia garantir mais autonomia e recursos para as prefeituras.
Para o presidente da Confaz-M/MS, a reforma tributária deve acontecer de maneira simplificada. Ou seja, de modo que cada entidade federativa possua uma alíquota única de imposto, sendo que o percentual seria dividido entre os municípios, estados e a própria União.
Mariani comentou que “a reforma tributária esperada é a que abranja todos os entes da federação, com transparência total das informações, com justiça social onde todos os cidadãos devem pagar impostos”. Entretanto, ressaltou que o pagamento deve ser de acordo com os ganhos e os incetivos devem ser banidos.
Aplicação prática
Ele acredita que uma arrecadação de impostos por meio digital poderia promover mais “transparência e uma justa e efetiva distribuição do bolo tributário nacional”. O presidente do Conselho explica que o percentual dos impostos seriam transferidos para as entidades no momento da transação bancária.
“Seria uma maneira de acabar com esse monte de certidão exigido para os cidadãos em tudo o que se vai fazer”, afirmou. Ele complementa destacando que a opção diminuiria “um monte de ações e desafogando o Poder Judiciários”. Por fim, Mariani espera que o texto aprovado pelo Congresso Nacional não prejudique financeiramente os municípios.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.