Mais 30 salas Lilás, destinadas ao atendimento psicológico de mulheres vítimas de violência doméstica, devem ser construídas em municípios de onde não há delegacias especializadas de atendimento à mulher. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares.

O Coronel David (sem partido) participou do Workshop Violência Contra a Mulher em Tempos de Pandemia, organizado pela subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca na manhã desta terça-feira (2) e trouxe o assunto à tona. “As salas devem ser construídas em municípios onde não há delegacia especializada e a ideia é que a Casa de Leis, através das emendas possa repassar o recurso para criar as salas”. 

Segundo Rinaldo Modesto (), a segunda sala Lilás do Brasil foi criada em Mato Grosso do Sul. “Encaminhamos emenda e instalamos em , anexo ao IML. É um momento difícil para mulher que pode reincidir na violência psicológica e a sala pode ajudar nisso”

Lídio Lopes (Patriota) informou que há duas salas no interior, uma em Sidrolândia e outra em Ribas do Rio Pardo. “Através das emendas já alavancamos recursos para fazer 30 salas no Estado, com apoio da Delegacia Geral. A sala é importante, pois oferece atendimento psicológico e atendimento para crianças vítimas de abusos”.

Sala Lilás

Em agosto do ano passado, o município de Sidrolândia recebia o novo local de atendimento e serviço de proteção às mulheres em situação de violência. A Sala Lilás atende também crianças e meninas vítimas de violência, preservando-as da espera na recepção comum, disponibilizando brinquedos, livros e atendimento com psicóloga.  

O projeto é resultado de uma parceria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, que realizou as obras de reforma e ampliação do espaço da Delegacia de Polícia Civil.