Pular para o conteúdo
Política

Juíza rejeita pedido de impugnação e defere candidatura do Patriota em Bela Vista

A juíza Jeane de Souza Barboza Ximenes Escobar, da 17ª Zona Eleitoral de Bela Vista, rejeitou pedido de impugnação e deferiu a candidatura de Xande Palmieri (DEM) à prefeitura. A sentença foi publicada no Mural Eletrônico do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). A ação foi proposta pelo adversário tucano, o atual […]
Arquivo -

A juíza Jeane de Souza Barboza Ximenes Escobar, da 17ª Zona Eleitoral de , rejeitou pedido de e deferiu a candidatura de Xande Palmieri (DEM) à prefeitura. A sentença foi publicada no Mural Eletrônico do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

A ação foi proposta pelo adversário tucano, o atual prefeito Reinaldo Piti (). Os advogados da coligação alegaram que Palmieri estaria inelegível por oito anos, contados desde 2012.

Já o democrata se manifestou destacando decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que garantiu direito à candidatura a casos de inelegibilidade que expiram neste ano, já que as eleições municipais de 2020 foram adiadas para novembro.

Intimado, o MPE (Ministério Público Eleitoral) não opinou sobre o caso. Na decisão, a juíza reforçou que jurisprudência do TSE aponta que a inelegibilidade conta a partir da data da eleição.

Dessa forma, como o primeiro turno de 2012 foi em 7 de outubro, a alegada impossibilidade de Palmieri concorrer expirou em 7 de outubro deste ano. E citou a decisão do TSE, em consulta feita por um deputado federal.

“O TSE respondeu negativamente à referida consulta, trazendo como consectário lógico de sua decisão a aplicabilidade da Súmula TSE nº 19, de modo que, considerando a alteração da eleição, o impugnado, que era originalmente inelegível, passou a estar elegível e, consequentemente, hábil a participar desta eleição municipal de 2020”, escreveu.

A cidade terá cinco candidatos. Douglas Gomes (PP), Gabriel Boccia (Avante), Júlio Leite (Patriota) e Reinaldo Piti (PSDB) já tiveram seus registros confirmados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morador do Rita Vieira procura por tutor de cachorro perdido

Dois suspeitos de assaltos são mortos em confronto com a polícia em Mundo Novo

Com sorriso no rosto e looks coloridos, crianças tomam as ruas na Maratona Campo Grande

Corpos de 4 meninas são localizados após tempestade durante acampamento cristão nos EUA

Notícias mais lidas agora

Segundo trimestre em MS fecha com queda de 12% em crimes violentos 

Claudinho Serra completa um mês na prisão após nova fase de ação contra corrupção em Sidrolândia

Déficit de mil leitos: Hospital Municipal é promessa de solução para saúde de Campo Grande

Mortes sobem para 4 em acidente após caminhonete colidir com árvore em MS

Últimas Notícias

Polícia

Traficante foragido desde o ano passado é preso pelo Garras em Campo Grande

Homem é investigado por outros crimes também na Capital

Brasil

Ministro Alexandre de Moraes nega pedido do Portal 360 para entrevistar ex-assessor de Bolsonaro

Filipe Marins Martins é réu no processo sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022

Cotidiano

Condutores ficam parados na BR 163 durante manifestações dos eleitores de Bandeirantes

Congestionamento passou de 3 KM; eleições suplementares ocorrem neste domingo (6)

Esportes

Em jogo elétrico no final, Real Madrid vence Borussia Dortmund por 3 a 2 e vai encarar PSG na semifinal

Três gols foram marcados nos minutos finais, inclusive nos acréscimos da partida