Em edição extra publicada ainda ontem (13), o Governo de sancionou a prorrogação do abono salarial dos servidores públicos, até dezembro de 2021. A proposta inicial era prorrogar por mais 12 meses, ou seja, até maio do próximo ano, mas os deputados atenderam um pedido dos sindicatos, fizeram emenda coletiva e a prorrogação ficou até dezembro.

De acordo com a publicação, prorroga-se, para até 31 de dezembro de 2021, o pagamento do abono salarial para os servidores estaduais efetivos ativos, integrantes da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo, 80 mil servidores.

A Lei entra em vigor na data de sua publicação, ou seja, ontem, com efeitos financeiros a contar de 1º de junho de 2020. A sanção é assinada pelo governador ().

A proposta foi aprovada em primeira e segunda discussão em sessão nesta quarta-feira (13) pelos deputados estaduais e eles comentaram sobre a pressa, pois, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) pode sancionar o pagamento da ajuda federal aos estados e municípios e com isso, fica proibido de conceder reajuste salarial aos servidores por um ano e meio.