Assume, às 14 horas desta sexta-feira (10) o cargo de corregedor-geral do MPMS (Ministério Público de ) o procurador Silvio César Maluf. Ele já esteve à frente da Sejups (Secretaria de Estado de Justiça e ), no mesmo período em que a instituição passou por casos de policial, expostos na Oiketicus.

Como corregedor substituto, assume Helton Fonseca Bernardes, segundo mais votado. Helton foi secretário adjunto da Sejusp na época em que Maluf estava à frente da pasta. Após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em 9 de março de 2016, os dois procuradores de Justiça tiveram que deixar os cargos, mediante proibição de que membros do MP ocupassem cargos políticos.

Os procuradores licenciados do MPMS haviam sido convocados por (PSDB) para compor o Executivo na época. Durante parte do período em que estiveram na Sejusp, foi revelado um esquema de corrupção policial envolvendo tanto civis quanto militares em Mato Grosso do Sul.

A investigação do (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) apontou que naquele período haviam esquemas de recebimento de propina por parte dos agentes. Estes, recebiam o dinheiro para facilitarem a entrada de cargas contrabandeadas de cigarro no Brasil por Mato Grosso do Sul.