Em um parecer publicado neste sábado (12), o MPE (Ministério Público Eleitoral), por meio da PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) opinou pelo deferimento da candidatura a cargo de vereador do candidato do PSD, Delei Pinheiro – o vereador eleito está sub júdice por ausência de cadastro de biometria, o que motivou o cancelamento de seu título de eleitor e, consequentemente, o indeferimento de seu registro nas eleições deste ano.

No documento, com data deste sábado (12), o procurador regional eleitoral, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, pontuou que diante do candidato ter providenciado a regularização no TSE, a condição de inelegível deixou de existir. Além disso, o procurador pontua que Delei havia providenciado a regularização da situação eleitoral antes à diplomação.

“Ante o exposto, a Procuradoria Regional Eleitoral de , retificando o parecer ministerial exarado anteriormente, opina pelo reconhecimento da regularidade da situação eleitoral de Vanderlei Pinheiro de Lima e, consequentemente, pelo deferimento do registro de sua candidatura”, finaliza o procurador.

Na última semana,  Delei fez a biometria e se regularizou perante a Justiça Eleitoral. O recadastramento aproxima o candidato do PSD de garantir uma vaga na Câmara de Vereadores de . O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) julga na próxima segunda-feira (14) os embargos de declaração de Delei Pinheiro (PSD) no recurso que questiona a de sua candidatura.

Vereadora do MDB pode perder cadeira

Delei fez 3.850 votos nas eleições de 15 de novembro, mas que ficaram anulados sub judice, em razão do indeferimento da candidatura.

Se a  derrubar a impugnação, seus votos passam a ser válidos e provocam uma nova totalização dos resultados da eleição. Assim, o PSD deve ganhar mais uma vaga na Câmara. Em contrapartida, o MDB pode perder uma de suas três cadeiras.

A mudança tiraria a reeleição de Dharleng Campos (MDB), vereadora eleita com menor desempenho, 1.782 votos. Por isso, ela e o MDB ingressaram com pedidos de intervenção para figurar como terceiros interessados no recurso contra a impugnação de Delei Pinheiro.

O concorrente do PSD já foi vereador, eleito em 2012, mas teve mandato cassado pelo TSE três anos depois.