Pelo menos 136 candidatos a prefeito, vice ou vereador em nestas eleições chegam na véspera do pleito com pendências na . O número equivale a 1,6% do total de concorrentes registrados nos 79 municípios do Estado.

Segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 102 candidatos barrados ainda brigam nas instâncias para reverter o indeferimento. O caso mais emblemático em é o de Sérgio Harfouche (Avante), postulante à prefeitura, que prometeu recorrer da sentença do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral).

Outras 31 candidaturas deferidas em primeira instância são contestadas nos tribunais – entre elas, nove de concorrentes ao cargo de prefeito. Além disso, três candidatos têm registro ainda pendente de julgamento.

As candidaturas indeferidas chegam nas urnas com o status “sub judice”. Assim, uma decisão desfavorável depois do pleito pode anular os votos recebidos no domingo (15).

Ainda conforme o TSE, o motivo de indeferimento mais frequente é a ausência de requisitos de registro, que engloba desde a não apresentação de um documento até um impedimento legal. Mato Grosso do Sul tem 69 candidatos enquadrados nesta causa.

Outros 24 nomes esbarram na Lei da , ao passo que três concorrentes tiveram problemas com o registro do partido ou coligação.

Somente na Capital, 18 candidaturas estão em xeque na Justiça. Campo Grande tem 784 candidatos aptos este ano. Além disso, em Mato Grosso do Sul são 8.320 nomes.