Eleições 2020: Entenda a diferença entre eleições majoritárias e proporcionais
Nos anos eleitorais são escolhidos vários tipos de cargos, mas nas eleições 2020 a população escolherá os prefeitos e vereadores que irão cuidar dos municípios. Porém, o processo de escolha do prefeito é diferente do procedimento para vereador: uma escolha é majoritária e a outra proporcional, respectivamente. Na eleição majoritária, é eleito o candidato que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nos anos eleitorais são escolhidos vários tipos de cargos, mas nas eleições 2020 a população escolherá os prefeitos e vereadores que irão cuidar dos municípios. Porém, o processo de escolha do prefeito é diferente do procedimento para vereador: uma escolha é majoritária e a outra proporcional, respectivamente.
Na eleição majoritária, é eleito o candidato que tiver a maioria absoluta dos votos (metade mais um dos votos válidos). Elegem-se, nesse sistema, o presidente da República, o governador do estado, os senadores e os prefeitos.
Já na eleição proporcional, são eleitos os deputados federais, estaduais/distritais e os vereadores. Acontece que as vagas nas câmaras e nas assembleias legislativas são preenchidas pelos partidos políticos de acordo com o número de votos obtidos pela agremiação.
Ou seja, esses cargos são eleitos com base no número total de vagas que seu partido conseguiu obter na Câmara Municipal, bem como com base no quão bem eles foram votados em relação aos outros candidatos dentro de seu partido.
Por exemplo, em uma cidade de 100 mil habitantes com 10 vagas para vereador na câmara municipal, o quociente eleitoral é de 10 mil votos, isto é, para que um partido consiga eleger um vereador eles precisam de 10 mil votos ao total.
Por sua vez, os candidatos a vereadores precisam ter pelo menos 10% do quociente eleitoral para serem escolhidos dentro do partido para assumir uma das vagas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.