A votação das eleições 2020 está acontecendo em ‘clima de absoluta tranquilidade' em Mato Grosso do Sul, avaliou o presidente do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador João Maria Lós. Contudo, acredita que haverá ‘grande' abstenção de eleitores neste domingo (15), quando são escolhidos prefeitos e vereadores em todo o Brasil.

A estimativa de resultado segue às 19 horas, de acordo com o presidente. Até agora, afirma, não foi registrado nenhum incidente que cause ‘qualquer preocupação'. “E acredito que vai se desenvolver assim até o final”. Apesar de a ausência de eleitores, que só poderá ser conhecida em números após o da apuração, ‘boa parte' deve comparecer, afirma o desembargador.

Adiada por causa da pandemia, a votação neste ano começou mais cedo, às 7 horas. Deste horário até às 10 horas, a recomendação foi para idosos votarem primeiro e os demais considerados do grupo de risco, também. Em Mato Grosso do Sul, pelo menos 13 pessoas foram presas por boca de urna, venda e compra de voto, registro fotográfico da urna e tumulto. Um deles é candidato a vereador em Ribas do Rio Pardo.

Até agora também, o TRE-MS precisou substituir 32 urnas eletrônicas em Mato Grosso do Sul. Dos equipamentos com defeito trocados, 18 foram em . Técnicos do tribunal já identificaram 69 ocorrências envolvendo urnas no Estado. Além das substituídas, 37 passaram por ajustes.