Decretos de calamidade pública serão analisados pelos deputados estaduais

Dois decretos de estado de calamidade pública serão votados pelos deputados estaduais, em sessão remota nesta quarta-feira (2). Os decretos foram elaborados pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) após encaminhamento de pedido pelos municípios de Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste, devido à pandemia do novo coronavírus. Caso aprovado, o estado de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dois decretos de estado de calamidade pública serão votados pelos deputados estaduais, em sessão remota nesta quarta-feira (2). Os decretos foram elaborados pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) após encaminhamento de pedido pelos municípios de Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste, devido à pandemia do novo coronavírus.

Caso aprovado, o estado de calamidade pública possibilita ao município a abertura de crédito extraordinário, remanejamento, transferência, e utilização da reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, além da contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas.

Porto Murtinho é o 50º e São Gabriel o 51º município a entrar com pedido de calamidade pública. 

Nas justificativas encaminhadas por ambos os prefeitos à Casa de Leis, a situação fiscal é afetada pela queda da arrecadação e aumento de despesas. “Em outras palavras, a doença ocasionou o estado de calamidade “financeira”, em decorrência das medidas para evitar o contágio do vírus, os municípios (assim como os demais entes da federação) terão uma queda da arrecadação em seus respectivos tributos”, dizem os textos.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições