Com pelo menos sete casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19) em fase de análise em , a disseminação da doença acabou virando tema de discussão em audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (27) na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), com a presença do titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende.

O encontro foi realizado para apresentação do relatório dos gastos com a saúde no Estado no terceiro quadrimestre de 2019. Na conversa, Resende disse acreditar que os casos que os casos em análise como suspeitos deverão ser descartados após exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Ele detalhou que oito amostras foram enviadas. Destas, três já foram descartadas por serem diagnosticadas como síndrome viral por A. Já a do paciente que estava internado em Ponta Porã, cujo resultado deu negativo no Estado, segue sob análise e deve ter resposta em 48 horas. “Mas, acredito que também será uma síndrome viral comum”, afirmou o secretário. De acordo com ele, Mato Grosso do Sul está preparado para enfrentar o vírus, assim como o restante do País.

Presidente da Comissão Permanente de Saúde, o deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos) reforçou a importância da prevenção, ressaltando que não é momento para desespero. “É preciso lavar bem as mãos e ter os cuidados necessários com a higiene”, lembrou, informando que usará a tribuna na próxima semana para tratar do assunto.