Uma das duas candidatas a prefeita de nestas eleições, Cris Duarte, do PSOL, votou às 10h da manhã deste domingo (15), na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, no bairro Buriti. Sobre a campanha, a candidata destacou gratidão e representatividade do voto feminino.

“O sentimento é de gratidão as pessoas que confiaram seu voto em duas mulheres a minha Coprefeita Val Eloy, que aceitou caminhar ao meu lado, e ao meu partido PSOL, que me escolheu para representar esta candidatura. Fico feliz pelo ganho político, ouvir as pessoas… Ter uma troca com elas nos da muita força. Foi uma corrida intensa, mas um aprendizado enorme”, destaca a candidata.

“Fico com um sentimento de esperança e dever cumprido. Acredito que Campo Grande merece o melhor e que a representação das mulheres na política é um passo muito importante para a democracia”, conclui.

DATAmax

A segunda pesquisa DATAmax de intenção de votos para prefeito de Campo Grande, divulgada na sexta-feira (13) aponta que o prefeito Marquinhos Trad (PSD), candidato à reeleição, tem 62% dos votos válidos. Se a eleição fosse hoje, Marquinhos seria reeleito no primeiro turno. Levando em conta a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Marquinhos oscila entre 59% a 65% na liderança.

Em segundo lugar na intenção de votos do eleitor está Sergio Harfouche () com 8%, seguido de Pedro Kemp (PT) com 7%, Vinicius Siqueira (PSL) com 5%, Delegada Sidnéia Tobias (Podemos) com 5%, Dagoberto Nogueira (PDT) com 3%, (MDB) com 3%, João Henrique (PL) com 2%, Marcelo Miglioli (SD) com 2%, Esacheu Nascimento (PP) com 1%, (PV) com 1%, Paulo Matos (PSC) com 1% e Guto Scarpanti (Novo) com 1%.

Os candidatos Cris Duarte (PSOL), Thiago de Carvalho Assad (PCO) e Trutis (PSL) não pontuaram na pesquisa.

Até o momento, as candidaturas de Sergio Harfouche, Trutis e Thiago Assad estão indeferidas pela Justiça Eleitoral, o que significa que mesmo que os candidatos apresentem recursos em instâncias superiores, suas candidaturas ficam como sub judice. Nesses casos, os votos só são contabilizados posteriormente em caso de liberação da candidatura.

Com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa DATAmax ouviu 1000 pessoas entre os dias 11 e 13 de novembro. O critério da pesquisa é estimulada, quando nomes dos candidatos são apresentados para os entrevistados e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS 03916/2020.