O partido Novo definiu nesta quarta-feira (8) o seu pré-candidato a prefeitura de . Após um processo seletivo que durou quatro meses, o empresário de 38 anos Guto Scarpanti foi o escolhido para representar o partido nas urnas em outubro – porém, o nome só será oficial como candidato após a convenção do sigla.

Ao todo, sete pessoas participaram da seleção na Capital, iniciada em agosto, havendo algumas reprovações e desistências. Nesta quarta, Guto recebeu a notícia de que foi o único na cidade a ser aprovado. O mesmo processo foi realizado em e ninguém foi aprovado, ficando por ora sem pré-candidato no município.

“Foram três etapas. A primeira foi aqui mesmo no Estado teve uma avaliação curricular na qual tive que atender a vários requisitos mínimos, como sete anos de experiência trabalhando com gestão em empresa privada ou algum cargo público nessa área. Já a segunda fase foram de entrevistas, com o diretório nacional”, conta Guto.

O pré-candidato ainda revela que passou por duas entrevistas, uma com profissional da área de RH (Recursos Humanos). As perguntas envolviam situações de campanha e do dia a dia como gestão municipal. Daí, ele partiu para a terceira fase.

“Tive que fazer uma apresentação com os principais problemas e propostas para Campo Grande e mostra-la por Skype para uma banca avaliadora com três pessoas, entre elas o vice-presidente nacional do partido, o diretor-financeiro Moises e o presidente regional no Rio Grande do Sul”, diz Scarpanti, que completa.

“Eles depois fizeram uma sabatina em cima dessa minha apresentação e fizeram novamente perguntas baseadas no que falei na segunda etapa. Recebi a confirmação de minha aprovação nesta quarta-feira”, conclui o postulante a prefeito pelo Novo.

Ideia é atrair novas pessoas para a política e ‘fazer o diferente'

De acordo com o presidente regional do Novo em Mato Grosso do Sul, Rafael Rosso, o processo de seleção de candidatos é uma das premissas do partido e surgiu com a ideia de fazer diferente na política e de trazer “pessoas comuns e não ligadas a política tradicional” para a vida política.

“Acreditamos que a melhor maneira para obter os resultados que esperamos com qualidade é por meio desse processo seletivo, onde são avaliados o alinhamento e a capacidade de entrega de cada postulante ao cargo. O principal produto de um partido político são os candidatos. Se fosse uma empresa, esse seria nosso principal produto”, frisa.

Rosso ainda destaque que a seleção é fundamental para garantir que as ideias da sigla e os valores da mesma se perpetuem e não se percam em virtude de erros na escolha dos quadros de candidatos. “Temos um público bem diverso, mas naturalmente nossa pegada inovadora atrai muitos jovens e pessoas mais antenadas”.

O presidente regional do Novo ainda comenta que o processo seletivo para vereadores em Campo Grande continua aberto, e os interessados podem ir até o do partido para participar da mesma. A seleção também é feita em três etapas e pode ser aberta em breve também em Dourados, segunda maior cidade do Estado.