Após cassação, MP recomenda que Justiça Eleitoral invalide candidatura de ex-prefeito de Bandeirantes

O MPE (Ministério Público Eleitoral) de Mato Grosso do Sul pediu à Justiça Eleitoral que negue o registro de candidatura do ex-prefeito de Bandeirantes, Álvaro Urt (DEM). Ele teve o mandato cassado nesta semana. Na manifestação, o promotor eleitoral Paulo Henrique Mendonça de Freitas sustenta que o ex-prefeito está inelegível justamente por ter perdido os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O MPE (Ministério Público Eleitoral) de Mato Grosso do Sul pediu à Justiça Eleitoral que negue o registro de candidatura do ex-prefeito de Bandeirantes, Álvaro Urt (DEM). Ele teve o mandato cassado nesta semana.

Na manifestação, o promotor eleitoral Paulo Henrique Mendonça de Freitas sustenta que o ex-prefeito está inelegível justamente por ter perdido os direitos políticos após a cassação do mandato.

Para defender a impugnação, o promotor citou o caso do ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), que teve o registro de candidato a deputado federal em 2018 indeferido, o que anulou seus votos e o impediu de tomar posse como suplente.

Bernal teve o mandato cassado em 2013 e ainda está com seus direitos políticos suspensos. Apesar disso, a Justiça Eleitoral permitiu que ele concorresse ao Senado Federal em 2014.

“No caso supracitado, tem-se idêntica situação fática e jurídica – caso do ex-prefeito de Campo Grande/MS cassado pela Câmara Municipal do referido município – em que restou afirmada a jurisprudência daquela Corte Superior Especializada no sentido de que o registro de candidatura do pretendente a cargo eletivo, após cassação pelo Legislativo Municipal, foi indeferido pelo TSE”, escreveu Mendonça de Freitas.

O pedido foi apresentado ontem, quinta-feira (1º). Já hoje, sexta-feira (2), o juiz eleitoral Daniel Foletto Geller, da 34ª Zona Eleitoral, deu prazo de sete dias para Urt apresentar sua defesa.

Conteúdos relacionados

Prefeitura de Naviraí declarou situação de contingência por conta de sistema (PMN, Divulgação)
psdb