Com avanço do no Estado, mais três municípios sul-mato-grossense receberam aprovação para estado de pública. Nesta quinta-feira (18), a Alems (Assembleia Legislativa de ) aprovou os pedidos de Itaporã, Ponta Porã e .

Na última quarta-feira (17), os deputados haviam aprovado outros cinco pedidos de pública. Os Projetos de Decreto Legislativo foram elaborados pela Mesa Diretora da Alems.

Assim, com estado de calamidade é reconhecido, o município pode abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores. Além disso é possível realizar contratação emergencial de pessoal e adotar outras medidas.

Então, com os projetos sejam aprovados pela Alems, os municípios permanecem em estado de calamidade até 31 de dezembro. De acordo com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), até 31 de março, mais de 1.900 municípios brasileiros haviam decretado estado de calamidade por conta do novo coronavírus .

Outras 27 cidades solicitaram o reconhecimento estado de calamidade pública à Alems. Brasilândia foi a primeira, seguida de Água Clara, , Campo Grande, Glória de Dourados, Inocência e Paranaíba, Cassilândia, Batayporã, , Aral Moreira. As mais recentes aprovações aconteceram para Guia Lopes da Laguna, , , Chapadão do Sul, Sidrolândia, Douradina, Jardim, Aquidauana, Bonito, Miranda, Rio Negro, Aquidauana, Bonito, Miranda, Rio Negro, Laguna Carapã e Santa Rita do Rio Pardo.