A duas semanas da eleição, ausência de vereadores coloca em risco aprovação de projeto na Câmara
A duas semanas da votação das eleições 2020, a Câmara Municipal de Campo Grande quase deixou de aprovar um projeto de lei por falta de um voto nesta terça-feira (3), durante a sessão remota. O presidente João Rocha (PSDB) chegou a chamar os nomes de oito vereadores, para que algum deles pudesse votar em segunda […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A duas semanas da votação das eleições 2020, a Câmara Municipal de Campo Grande quase deixou de aprovar um projeto de lei por falta de um voto nesta terça-feira (3), durante a sessão remota. O presidente João Rocha (PSDB) chegou a chamar os nomes de oito vereadores, para que algum deles pudesse votar em segunda chamada e completar a quantidade necessária para aprovação.
No caso, tratava-se de alteração de nome de rua que, pela regra, é preciso aprovação de dois terços dos 29 parlamentares de Campo Grande. O placar chegou a 19 e, quando chamado para votar, Vinícius Siqueira (PSL) não se manifestou, apesar de constar como presente no painel da Câmara de Campo Grande.
Em seguida, passaram-se pelo menos 5 minutos de ‘procura’ por algum dos parlamentares ausentes, para que ao menos um votasse. “Quem está na Casa? Vinícius, como vota?”, perguntou o primeiro-secretário, vereador Carlão (PSB). Não houve resposta, e Willian Maksoud (PTB) foi chamado, mas sem resposta também.
João Rocha mencionou que a foto do vereador do PSL estava constando como ‘presente’. “Está presente? Está presente ou é só a foto? Acho que só a foto”. Contudo, assessoria jurídica que acompanha as sessões disse que ele estava como participante da sessão, conforme constava no sistema.
Até então, tinham votado a favor da medida: Wellington de Oliveira, Antônio Cruz, Lívio Leite, Ademir Santana, Cida Amaral, todos do PSDB. Ainda Enfermeiro Fritz, Chiquinho Telles, Odilon de Oliveira, Otávio Trad – estes do PSD. Loester, Dharleng Campos e Wilson Sami, do MDB, também. Pastor Jeremias (Avante), Veterinário Francisco (PSB), Carlão (PSB), Gilmar da Cruz (Republicanos), Betinho (Republicanos), Cazuza (PP) e Eduardo Romero (Rede) completaram os 19.
Já João César Mattogrosso (PSDB), Junior Longo (PSDB), André Salineiro (Avante), Eduardo Cury (DEM), Vinícius Siqueira (PSL), Airton Araújo (PT), Willian Maksoud (PTB) e Papy (SD) foram chamados e, sem resposta, a conclusão foi de que eles estavam ausentes momentaneamente. Ou seja, participaram de algumas partes da sessão e a deixaram em algum momento.
O presidente chegou a dizer que o projeto não seria aprovado, pois faltava um voto, quando o vereador Salineiro apareceu. Ele explicou que não se ausentou, mas perdeu a conexão de internet momentaneamente.
A votação das eleições está marcada para 15 de novembro e todos os parlamentares participam do pleito, seja como candidato à reeleição ou como postulante a prefeito e vice-prefeito.
Projetos de leis aprovados
A situação envolvendo ausência de vereadores foi sobre o projeto 9861/20 que muda para Rua Manoel Pires de Oliveira a Rua do Bolsão, localizada entre a Rua Mestre Estanislau Panatier e Avenida Guaicurus, no Bairro Alves Pereira.
Antes disso, foi aprovada proposta que inclui a festa de Santa Luzia no calendário oficial de eventos em Campo Grande, de autoria da vereadora Dharleng Campos (MDB). A medida que do vereador Jeremias Flores (Avante) prevê a criação do Dia em Memória dos Trabalhadores que faleceram, em serviço contra o vírus. Ainda, medidas que preveem caixas coletoras de máscaras usadas e homenagem aos trabalhadores que morreram durante o combate ao coronavírus.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Polícia prende homem e fecha entreposto de drogas em Dourados com quase 1 tonelada de maconha
Ação foi realizada pela PRF com o apoio de agentes do SIG
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.