Senadores defendem importância da Rota Bioceânica para economia de MS
Com o objetivo de fomentar a economia por meio da exportação, os senadores sul-mato-grossenses Simone Tebet (MDB) e Nelsinho Trad (PSD) são defensores de que a Rota Bioceânica seja concluída. Em agendas diferentes, os parlamentares trataram sobre o assunto. Em reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e técnicos do ministério, nesta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o objetivo de fomentar a economia por meio da exportação, os senadores sul-mato-grossenses Simone Tebet (MDB) e Nelsinho Trad (PSD) são defensores de que a Rota Bioceânica seja concluída. Em agendas diferentes, os parlamentares trataram sobre o assunto.
Em reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e técnicos do ministério, nesta quarta-feira (29), a senadora Simone Tebet destacou vantagens da abertura da rota para as exportações brasileiras, especialmente para Mato Grosso do Sul.
“Não há dificuldade, a ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta está sendo custeada pela Itaipu Binacional. A rota vai trazer um desenvolvimento estratégico/regional para o Brasil muito grande, beneficiando o agronegócio. É importante que o Ministério e o Governo Federal priorizem isso”, declarou a parlamentar.
Já o senador Nelsinho Trad cumpre agenda nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31) em Montevidéu, no Uruguai, onde participa de reunião do Parlamento do Mercosul. Por meio de sua assessoria, o parlamentar afirmou que irá “defender o corredor rodoviário bioceânico”.
“Quando concluído, essa rota reduzirá o trajeto para o continente asiático em quase oito mil quilômetros, e vai constituir uma plataforma de integração das cadeias produtivas, do turismo e do desenvolvimento geral da região abrangida”, declarou Nelsinho.
O encontro reunirá representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela e o senador participará na condição de presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) do Senado Federal.
Rota Bioceânica
O projeto da Rota Bioceânica prevê que, quando pronto, o percurso terá cerca de 8 mil km a menos para o transporte de produtos brasileiros para o mercado asiático, maior comprador de Mato Grosso do Sul, o que deve reduzir em 14 dias a chegada de cargas a China.
No Estado ficará umas das pontes entre o Paraguai e o Brasil, que dá início às obras para o percurso. O local escolhido para construir a ponte fica a pouco mais 10 km à direita da cidade de Porto Murtinho, subindo o rio. Para tanto será preciso implantar um trecho de 11 km de asfalto costeando o rio, a partir da BR-267.
No lado paraguaio serão mais 4 km até a área urbana de Carmelo Peralta. A obra terá como parâmetro a ponte estaiada construída sobre o rio Paranaíba e que liga a cidade de Paranaíba a Porto Alencastro (MG). O investimento estimado é de US$ 75 bilhões, custeado pela Itaipu Binacional e pelo governo do Paraguai.
A extensão total da ponte terá 680 metros, de uma barranca a outra do rio, 12 metros de largura com mais uma passarela lateral para pedestre. A previsão do Governo do Estado é de que a ponte seja inaugurada até agosto de 2023.
Uma outra ponte semelhante será construída entre Foz do Iguaçu (PR) e a cidade paraguaia de Ciudad del Este. O investimento desta obra será custeado pelo Governo Federal.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.