Senadora do MS quer barrar outra vez cobrança automática de taxa sindical
Após ser barrada em medida provisória do Governo Federal, que venceu há um mês, a cobrança automática de taxa sindical está novamente em xeque. Agora, quem tenta derrubá-la é a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (PSL), autora de projeto que modifica a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Atualmente tramitando no CAS (Comissão de Assuntos Sociais) […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após ser barrada em medida provisória do Governo Federal, que venceu há um mês, a cobrança automática de taxa sindical está novamente em xeque. Agora, quem tenta derrubá-la é a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (PSL), autora de projeto que modifica a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Atualmente tramitando no CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado, o projeto de Soraya propõe que a cobrança ocorra apenas com autorização expressa do trabalhador. Atualmente, a cobrança é realizada obrigatoriamente, mesmo dos que não são filiados.
Segundo o texto da proposta, a mudança iria contribuir para a manutenção de “sindicatos legítimos, sustentados apenas pela contribuição voluntária daqueles que pretendem fazer parte do cotidiano da entidade sindical”.
Além disso, o pagamento voluntário da taxa seria realizado com boleto bancário ou método eletrônico. Isso seria uma medida para “impedir que os sindicatos desrespeitem a vontade dos trabalhadores”, frisa Soraya no texto da proposta.
O desconto, como ocorria até 2017, é equivalente a um dia de trabalho por ano. A cobrança compulsória acontece no mês de março, direto na folha de pagamento dos trabalhadores, somando os recursos para manter a estrutura sindical do país.
A relatoria da questão na CAS está com o petista gaúcho Paulo Paim. Ao todo, 43 emendas já foram apresentadas. Dessa comissão, se não houver recuro para votação em Plenário, nem reprovação, o projeto segue para a Câmara Federal.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Jornalista ucraniana morre em prisão russa
Victoria Roshchyna fazia matéria em região ocupada pela Rússia quando foi detida, há um ano
Preso por matar mulher na frente dos filhos em Campo Grande tem diversas passagens pela polícia
Homem disse estar ‘brincando’ com a arma e primo que o abrigou também foi preso por favorecimento pessoal
Vem chuva? Previsão indica mudança no tempo e ameno nas temperaturas de MS
Entretanto, a semana começa com baixa umidade relativa do ar, entre 20% e 40%.
Cid Moreira deixa herança milionária à esposa; saiba o valor da fortuna
Cid Moreira morreu no último dia 3 e deixou toda a herança à esposa; antes de morrer, o jornalista deserdou os dois filhos; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.