Foi aprovado nesta semana pelo Senado Federal a contratação de empréstimo de até 25 milhões de dólares no Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) para o município de Ponta Porã. O recurso seria usado para tirar do papel o programa do Futuro.

A votação aconteceu na terça-feira (17) e será aplicado em ações para o desenvolvimento econômico e social da faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai. A cidade de Ponta Porã é conurbada – ou seja, urbanamente conjugada – com a paraguaia Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay.

A liberação da verba, que vai acontecer em diversas parcelas entre os anos de 2020 e 2023. A taxa de juros base adotada no financiamento é a Libor de seis meses, acrescida de spread, chegando ao custo efetivo de 4,62 ao ano.

Um dos defensores da liberação, o senador goiano Luís do Carmo (MDB), afirmou que o município poderia assumir o compromisso de pagar as parcelas sem dificuldades, já que foi constatada a margem disponível para cobrir eventual dívida.

“É o nosso dever e a nossa missão. Ponta Porã é uma cidade tão próspera, a Princesinha dos Ervais, como é conhecida, está feliz em receber desta casa o término da tramitação do empréstimo para transformar a cidade”, frisa o senador sul-mato-grossense (PSD), agradecendo a quem votou pela liberação da verba.

Antes de ir ao plenário do Senado, a mensagem presidencial que pede autorização para que Ponta Porã contrate empréstimo externo no Fonplata, no valor de até US$ 25 milhões, foi aprovada em reunião pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).