Projeto de lei quer regulamentar profissão de instrutor de trânsito
Um projeto de lei regulamentando a profissão de instrutor de trânsito, será apresentado durante sessão na Assembleia Legislativa desta quarta-feira (22). Com a regulamentação, para exercer a atividade será necessário registro no Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e uma série de exigências. O projeto já tem regramento federal, mas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um projeto de lei regulamentando a profissão de instrutor de trânsito, será apresentado durante sessão na Assembleia Legislativa desta quarta-feira (22). Com a regulamentação, para exercer a atividade será necessário registro no Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e uma série de exigências.
O projeto já tem regramento federal, mas nenhum estadual e é de autoria do deputado estadual, Evander Vendramini (PP). Segundo o texto, será de competência do instrutor de trânsito ministrar cursos de especialização e similares definidos em resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Os principais tópicos do projeto de lei é que para ser instrutor, é necessário ter mais de 21 anos de idade; frequentar cursos de aperfeiçoamento ou de reciclagem promovidos pelo Detran; orientar o aluno com segurança na aprendizagem de direção veicular; nas aulas práticas, cabe ao instrutor instruir os candidatos à habilitação para categoria igual ou inferior ao que está habilitado.
Se a profissão for regulamentada, é preciso que o interessado pela profissão tenha CNH categoria B há um ano, não ter cometido nenhuma infração gravíssima nos últimos 60 dias; concluído ensino médio; possuir certificado de cursos específico do Detran; não ter sofrido penalidade de cassação da CNH; participado de cursos de direção defensiva e primeiros socorros.
Conforme a justificativa de Vendramini para elaboração do projeto, no Estado não tem regulamentação para disciplinar a atividade. “Lei para estabelecer procedimentos, propor medidas administrativas, técnicas legislativas e editar normas para regulamentar o funcionamento da profissão no Estado para credenciamento junto ao Detran”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.