Projeto de lei quer regulamentar profissão de instrutor de trânsito

Um projeto de lei regulamentando a profissão de instrutor de trânsito, será apresentado durante sessão na Assembleia Legislativa desta quarta-feira (22). Com a regulamentação, para exercer a atividade será necessário registro no Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e uma série de exigências.     O projeto já tem regramento federal, mas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Intenção da legenda é eleger o 'tão sonhado' deputado federal pelo PP. (Foto:Luciana Nassar/ ALMS)
Intenção da legenda é eleger o 'tão sonhado' deputado federal pelo PP. (Foto:Luciana Nassar/ ALMS)

Um projeto de lei regulamentando a profissão de instrutor de trânsito, será apresentado durante sessão na Assembleia Legislativa desta quarta-feira (22). Com a regulamentação, para exercer a atividade será necessário registro no Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e uma série de exigências.    

O projeto já tem regramento federal, mas nenhum estadual e é de autoria do deputado estadual, Evander Vendramini (PP). Segundo o texto, será de competência do instrutor de trânsito ministrar cursos de especialização e similares definidos em resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Os principais tópicos do projeto de lei é que para ser instrutor, é necessário ter mais de 21 anos de idade; frequentar cursos de aperfeiçoamento ou de reciclagem promovidos pelo Detran; orientar o aluno com segurança na aprendizagem de direção veicular; nas aulas práticas, cabe ao instrutor instruir os candidatos à habilitação para categoria igual ou inferior ao que está habilitado.

Se a profissão for regulamentada, é preciso que o interessado pela profissão tenha CNH categoria B há um ano, não ter cometido nenhuma infração gravíssima nos últimos 60 dias; concluído ensino médio; possuir certificado de cursos específico do Detran; não ter sofrido penalidade de cassação da CNH; participado de cursos de direção defensiva e primeiros socorros.

Conforme a justificativa de Vendramini para elaboração do projeto, no Estado não tem regulamentação para disciplinar a atividade. “Lei para estabelecer procedimentos, propor medidas administrativas, técnicas legislativas e editar normas para regulamentar o funcionamento da profissão no Estado para credenciamento junto ao Detran”.

 

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições