Governo envia projeto para reduzir salário de convocados na educação de MS
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu nesta terça-feira (dia 9) um projeto do Governo do Estado que pretende reduzir o salário de professores convocados na rede pública de ensino. O pedido do Executivo foi que a proposta seja tramitada em regime de urgência – quando os processos de análises são acelerados para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu nesta terça-feira (dia 9) um projeto do Governo do Estado que pretende reduzir o salário de professores convocados na rede pública de ensino. O pedido do Executivo foi que a proposta seja tramitada em regime de urgência – quando os processos de análises são acelerados para votação em plenário.
Nesta manhã, a sessão foi suspensa por 10 minutos para reunião entre deputados, Fetems (Federação dos Profissionais de Educação) e integrantes do governo estadual. Segundo o deputado Pedro Kemp (PT), a ideia do projeto é que os funcionários convocados ganhem 70% do que os efetivos ganham. Hoje, o salário é o mesmo.
Segundo dados divulgados no portal da Federação, em Campo Grande, o piso salarial para 40 horas é R$ 4.065,92. Ainda segundo o petista, são 11 mil convocados e 8 mil efetivos. Contudo do projeto, os detalhes só vão ser divulgados após a reunião.
Em contrapartida, o contrato dos convocados mudará para 12 meses, ao invés dos seis meses, prevê a medida. No atual modelo, os profissionais não recebem remunerações de janeiro, dezembro e, em julho, parcialmente. Discordando da proposta, Kemp comentou “que tempos estamos vivendo” quando indagado a respeito da mudança. A princípio, afirma, a Fetems é a favor de alguns pontos.
O projeto prevê também acabar com a cedência de funcionários públicos da educação para sindicatos “com ônus” para o Estado. Hoje, os cedidos para estes fins continuam a receber as remunerações pelo Estado e a ideia é que o servidor cedido receba pelo sindicato que atua.
Notícias mais lidas agora
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
Últimas Notícias
Ex-BBB Lucas Buda expõe acordo financeiro com Camila Moura: “Pago”
Após divórcio polêmico, ex-BBB Lucas Buda revelou ter feito um acordo financeiro com a ex-mulher Camila Moura; saiba detalhes
Com feriado de Divisão do Estado, confira o que abre e fecha nesta sexta-feira em Campo Grande
Com o feriado de Divisão do Estado, o comércio e os serviços públicos funcionam em horário diferenciado
Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses
Setembro concentrou mais da metade de toda área queimada em 2024
‘Matei minha mulher’: Marido fugiu após mulher levar tiro na cabeça em Campo Grande
Familiar teria dito a vizinhos, que estavam brincando com a arma durante churrasco na casa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.