Bancada do PSL no Congresso quer que as forças de segurança implantem sistema de reconhecimento facial em locais públicos para auxiliar no combate ao crime e captura de suspeitos ou foragidos. Os parlamentares pretendem apresentar Projeto de Lei que obriga a implantação do sistema, usado na .

Grupo de congressistas, entre eles a senadora eleita, , e o deputado federal Tio Trutis, embarcou rumo à China nesta terça-feira (15) para conhecer as instalações do quartel-general onde o sistema é operado e também empresas que dominam a tecnologia, em busca de parceria.

O projeto, segundo o UOL, prevê o Rio de Janeiro como a primeira capital a receber a ferramenta, que consiste em câmeras especiais, usadas por policiais, estações de trem, metrô, vias públicas, aeroportos, ou mesmo em regiões estratégicas dominadas por criminosos. O custo da importação não foi divulgado.

A ferramenta permite associar gênero, idade, veículo utilizado, rotas mais frequentes, parentesco, pessoas mais próximas, informações fiscais e profissionais. A china conta com 170 milhões de câmeras como essas e outras 400 mil ainda devem ser instaladas, segundo o governo.

A comitiva de 20 políticos, entre correligionários e aliados do presidente Jair Bolsonaro (PSL), foi convidada pelo governo chinês, com todas as despesas pagas. A viagem acontece meses depois de Bolsonaro criticar investimentos chineses no Brasil, vistos como risco comercial, já que o país é o nosso maior comprador no mercado externo.