O senador Nelsinho Trad (PSD) tomou posse como membro titular da delegação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), na manhã desta sexta-feira (31), em Montividéu, no Uruguai.

Empossado, o senador ingressou em duas comissões no Parlamento do Mercosul, sendo a de Obras e , uma das mais disputadas no Parlasul, e de Relações Exteriores pela sua referência já como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Comércio Exterior no Senado.

Segundo Trad, este é um momento histórico para o Estado, pois terá um membro titular para defender os interesses da população. “Conseguimos inserir como projeto estratégico, a Rota Bioceânica que vai ligar o nosso país a Antofagasta, fazendo com que esse trajeto possa economizar milhares de quilômetros marítimos e baratear o frete das nossas exportações”, disse ao Midiamax.

O senador sul-mato-grossense, comentou que vai participar do plenário onde a discussão de vários assuntos são levados às comissões temáticas que cada parlamentar faz parte. “E nós conseguimos a indicação como membro titular da comissão de obras e infraestrutura, muito disputada no Parlasul. Conseguimos emplacar nossa indicação e também na de relações exteriores, essa de uma forma automática, uma vez que somos o presidente dessa comissão no Senado da República brasileiro. A nossa inserção na comissão de obras, foi fundamental para que possamos incluir, como foi com o da Rota Bioceânica, como prioritário, no Parlasul”.

Em agosto, dia 14, uma reunião foi marcada em Assunção no Paraguai, para tratar sobre temas relativos às prioridades. “Dentre eles a Rota Bioceânica vai ser detalhadamente debatido”.

Além do parlamentar sul-mato-grossense, os senadores Marcelo Castro (Mdb/PI) e Márcio Bittar (MDB/AC) vão ocupar a função de legislar sobre matéria de interesse comum à integração regional, o processo de aprovação das decisões ocorre em plenário, que é a instância essencial da capacidade decisória.

MERCOSUL

Também conhecido como Parlasul, o Parlamento do Mercosul  é o órgão democrático e legislativo da representação civil dos povos dos Estados Partes do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Localizado em Montevidéu, no Uruguai, o órgão é integrado por 139 parlamentares, os quais se dividem por país segundo a proporção populacional.