Mesmo com CPI na Assembleia, Câmara decide manter comissão contra Energisa
Mesmo com movimentação na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pela instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra a Energisa, a Câmara de Vereadores de Campo Grande decidiu manter comissão especial promulgada na última terça-feira (5) para investigar o contrato da concessionária. “Num primeiro momento pensamos em encerrar pra conter gastos, mas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mesmo com movimentação na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pela instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra a Energisa, a Câmara de Vereadores de Campo Grande decidiu manter comissão especial promulgada na última terça-feira (5) para investigar o contrato da concessionária.
“Num primeiro momento pensamos em encerrar pra conter gastos, mas quando começamos a analisar o processo vimos que temos condições de fazer uma investigação muito barata”, informou o vereador Vinícius Siqueira (DEM), relator da comissão.
Ele ressaltou também que os objetos das duas investigações serão distintos. Enquanto a ALMS irá apurar fato específico baseado na leitura de medidores, tendo como objeto denúncia de que eles estariam medindo diferente do padrão, a Câmara irá analisar o cumprimento do contrato de concessão como um todo.
“Temos várias suspeitas. Inclusive quero saber se tudo que foi contratado para a empresa instalar de infraestrutura no Estado foi cumprido”, explicou Vinícius. De acordo com ele, a preocupação é que findo o contrato de concessão a empresa vá embora largando a estrutura ‘sucateada’. “Nossa investigação é maior que a deles”, argumentou. Segundo o vereador, a apuração irá contemplar outros municípios, sendo possível por não se tratar de CPI.
Sobre o que farão com o resultados, Siqueira adianta que dependerá da gravidade do que será encontrado na apuração. “Se o que nós encontrarmos for de gravidade alta, a tendência é que encaminhe direto pro Ministério Público”, disse. Mas, se forem somente dados que possam ajudar na investigação da ALMS, serão encaminhados à Casa de Leis.
Perícia técnica
A comissão não pretende contratar advogado extra e deverá contar com a estrutura dos gabinetes. A exceção será perícia técnica na área de engenharia elétrica, mas ainda não há detalhes de como será feita a contratação. “Semana que vem tenho reunião em dois lugares com engenheiros que têm corpo técnico de auditoria”, informou Siqueira, explicando que a intenção é contratar profissionais que sejam referência no País para verificar a rede de energia em MS.
A Comissão Especial da Câmara terá 120 dias para concluir os trabalhos. Além de Siqueira, o grupo conta com o vereador André Salineiro (PSDB) como presidente e o vereador Valdir Gomes (PP) como membro da comissão.
Notícias mais lidas agora
- Cabelo ‘na régua’ e camiseta polêmica: advogado explica look de padrasto de Sophia para julgamento
- Christian nega agressão que matou Sophia durante banho: ‘Stephanie que deu banho nela’
- ‘Ela não matou’: Defesa vai tentar absolvição de mãe de Sophia pela morte da menina
- Jovem desaparece em Campo Grande e mãe recebe ligação de possível sequestro: ‘Quer que mate ela?’
Últimas Notícias
De Mato Grosso do Sul, Ana Castela é a terceira artista mais ouvida do Brasil
Cantora é a única mulher no ranking de artistas mais ouvidos do Spotify
Acidente com caminhão de lixo em Jaraguari vai parar na Justiça após prefeito dizer que pagaria os danos
Acidente aconteceu há mais de um mês e ainda não foi resolvido. Falta de documentação seria o motivo para a demora
Ribas do Rio Pardo vive contraste entre novas oportunidades e problemas do desenvolvimento
Cidade vive um crescimento acelerado desde a instalação da fábrica, mas os moradores apontam desafios com a violência e o aumento do custo de vida
Três Lagoas firma contrato com empresa de materiais médicos com valor superior a R$ 992 mil
O contrato entre a Prefeitura de Três Lagoas e a Molimed Hospitalar terá a validade de 12 meses
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.