Líderes das bancadas se reúnem com Alcolumbre para discutir pautas polêmicas
Presidente do Senado, , concedeu entrevista coletiva depois de abertura do ano legislativo (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)

Os líderes partidários do Senado se reúnem nesta terça-feira (5) com o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) para tratar sobre pautas polêmicas, como o Projeto de Lei Anticrime apresentado pelo ministro Sergio Moro, e a proposta de Social defendida pelo Governo Federal.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (4), logo após a abertura do legislativo, Alcolumbre convocou a conversa com as lideranças partidárias.

Além da reforma da Previdência e do projeto de Moro, os parlamentares também irão discutir as investigações sobre a primeira votação para a Presidência da Casa, que foi cancelada após terem sido contados 82 votos, sendo que há apenas 81 senadores. A investigação deverá ficar a cargo da Corregedoria Parlamentar do Senado.

O presidente do Senado afirmou que serão criadas duas comissões especiais de senadores para acompanhar as propostas anticrime e a reforma da Previdência. Ambas, inclusive, vão acompanhar as discussões e votações na Câmara, para quando os projetos chegarem, o Senado já estar um passo à frente, o que, no seu entendimento, dará celeridade aos trabalhos.

Sobre a reforma previdenciária, Alcolumbre disse que o Legislativo analisará a proposta e, se necessário, promoverá alterações. “A reforma da Previdência é hoje uma bandeira do Brasil. Os estados estão sofrendo e muitas das vezes não têm condições de pagar a folha de pagamento. O Parlamento não vai abrir mão de nossa prerrogativa de discutir e aprimorar esse projeto. O Brasil não resiste mais dois anos, os estados vão quebrar, os municípios já estão quebrados e a gente precisa resgatar esse navio em que está todo mundo navegando, a gente precisa resgatar esse navio que é o Brasil. Precisamos ter serenidade e maturidade política para fazer o que o Brasil precisa”.

A senadora era líder do MDB no Senado, mas deixou o posto no início do ano para lançar candidatura para a presidência da Casa. Porém a parlamentar sul-mato-grossense perdeu a disputa interna com o senador Renan Calheiros (MDB-AL). (Com assessoria)