Pular para o conteúdo
Política

Vereadores chamam de ‘jogo mesquinho’ liberação de verba só após Reforma

Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande reagiram com críticas à informação do prefeito Marquinhos Trad (PSD) de que os repasses da União para obras de infraestrutura na cidade estão travados até que seja aprovada a Reforma da Previdência pelo Congresso Nacional. Durante a sessão desta terça-feira (28), parlamentares disseram ao Jornal Midiamax que essa […]
Arquivo -
Bancada federal em reunião com prefeito Marquinhos Trad em março. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Bancada federal em reunião com prefeito Marquinhos Trad em março. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Vereadores chamam de 'jogo mesquinho' liberação de verba só após Reforma
Prefeito em reunião com a bancada federal. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Vereadores da Câmara Municipal de reagiram com críticas à informação do prefeito Marquinhos Trad (PSD) de que os repasses da União para obras de infraestrutura na cidade estão travados até que seja aprovada a Reforma da Previdência pelo Congresso Nacional.

Durante a sessão desta terça-feira (28), parlamentares disseram ao Jornal Midiamax que essa condição faz parte da velha prática do ‘toma lá, dá cá’, e lamentam o ocorrido, sendo que a promessa do atual governo era de uma nova política.

“É uma vergonha isso de toma lá, dá cá. Ele [Jair Bolsonaro] foi eleito e tem que governar. Se as coisas continuarem assim, nunca vão acabar com a corrupção”, avalia Valdir Gomes (PP).

Presidente da Comissão de Finanças da Câmara, Eduardo Romero (Rede) acredita que o Governo Federal não pode penalizar os municípios por uma questão específica, sendo que os repasses não têm vinculação com a questão previdenciária e são oriundas de outras arrecadações.

Romero diz que se isso de fato se confirmar, é “um jogo barato de troca” e de “extrema deselegância”.

“A gente não sabe para onde vai a economia. Não temos respostas reais para os problemas que a população enfrenta. Isso é um jogo mesquinho”, classifica o vereador da Rede.

Líder do prefeito Marquinhos, Chiquinho Telles (PSD) apenas indaga “cadê a nova política?”. E complementa dizendo que isso vai “engessar” as finanças dos municípios.

E a aprovação da Reforma não será fácil, como prevê Ademir Santana (PDT). “Do jeito que está não vai passar. Não concordamos com alguns pontos da proposta”, afirma.

Reunião com bancada federal

O prefeito Marquinhos Trad esteve reunido na quarta-feira (27) com com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, em (DF).

“A avaliação unânime entre os parlamentares é de que só deve começar alguma liberação de recurso após a reforma da Previdência. Está tudo travado”, disse o prefeito ao Jornal Midiamax logo após a reunião e antes de embarcar de volta à Capital.

De acordo com ele, o cenário prejudica projetos importantes para a cidade. Dentre eles o asfaltamento dos bairros Rita Vieira e Nova Campo Grande, a construção de bacias de amortecimento da chuva, o término de Ceinfs (Centros de Educação Infantil), e a recuperação da malha viária. “Todos estão com projeto pronto”, informou Marquinhos. “Mas a ordem é essa: enquanto não sair a Reforma da Previdência, não sai nenhum valor”, lamentou.

Na reunião, além do atraso no repasse de verbas, a bancada federal relatou ao prefeito o cenário de impasse político. Conforme os parlamentares, após apreciação da proposta, o Governo Federal irá avaliar como foi o voto de cada deputado federal e senador para decidir se libera ou não suas respectivas verbas parlamentares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Homem é preso após quebrar costelas da esposa e fugir com filho em Ponta Porã

tempo

Com sol entre nuvens, sexta-feira será de baixa umidade do ar

Suspeito de furto de motocicleta é espancado por populares em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Envolvidos em sequestro de brasileira no Paraguai são condenados a 52 anos de prisão

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Fenasul, ‘Vem Garimpar’ e show de João Gomes são opções de lazer no fim de semana em Campo Grande

Confira opções de lazer deste fim de semana, em Campo Grande

Polícia

Sem chaves, morador tenta pular janela e morre com pescoço enroscado em MS

Pai encontrou filho morto pendurado na janela

Sem Categoria

Funsat fecha a semana com 2 mil vagas de emprego

As oportunidades estão distribuídas entre 125 profissões e a maioria não exige experiência para ingressar

Famosos

Carol e Radamés vencem o Power Couple Brasil 2025; confira o pódio

Carol e Radamés venceram o Power Couple Brasil 2025 e levaram uma bolada de quase meio milhão para casa; confira o pódio e os prêmios