Governo do Estado aguarda aprovação do Plano Mansueto para buscar empréstimo
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (8) que aguarda a aprovação do Plano Mansueto para buscar recursos, através de empréstimos, para Mato Grosso do Sul. O plano faz parte de um pacote de reformas do Governo Federal que só devem ser colocadas em prática após a Reforma da Previdência. Segundo o chefe do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (8) que aguarda a aprovação do Plano Mansueto para buscar recursos, através de empréstimos, para Mato Grosso do Sul. O plano faz parte de um pacote de reformas do Governo Federal que só devem ser colocadas em prática após a Reforma da Previdência.
Segundo o chefe do Executivo sul-mato-grossense, a situação é acompanhada pelo Governo do Estado, que mantém conversas com a equipe econômica do Governo Federal, na tentativa de mudar ou adaptar algumas regras previamente estabelecidas.
“Estou só esperando votar o Plano Mansueto para bater na porta de vocês e pedir um empréstimo para fazer alguns investimentos em Mato Grosso do Sul”, disse Reinaldo, se referindo à equipe do Banco do Brasil presente no evento de apresentação do Plano Safra 2019/2020, em Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (8).
Além disso, o governador afirmou que espera que algumas regras sejam alteradas na votação e, assim, os estados, incluindo o Mato Grosso do Sul, possam desenvolver ações tidas como “importantes e cruciais” para o desenvolvimento regional.
“A aprovação da Reforma da Previdência vai destravar outras, entre elas a tributária, reformas de simplificação de várias coisas que já estão em pauta no Congresso. São matérias essenciais para o desenvolvimento do nosso país”, finaliza Reinaldo.
Reinaldo não concedeu entrevista coletiva e não especificou valores e os setores podem ser beneficiados com o dinheiro contratado no Plano Mansueto, caso ele seja de fato aprovado e colocado em prática pelo Governo Federal.
Na sexta-feira (5) passada, o governador se encontrou no Parque dos Poderes com a líder de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), aproveitando para discutir justamente as reformas em pauta no momento.
Na ocasião, ela afirmou que, para que todas as outras avancem, primeiro a da Previdência deve passar. Reinaldo ainda revelou hoje que tem conversado com outros parlamentares sobre isso, entre eles a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (PSL), que esteve também presente na apresentação do Plano Safra.
Plano Mansueto
O Plano Mansueto – esse nome é em referência ao secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida – pretende oferecer a estados e municípios empréstimos com garantia da União. Atualmente, apenas entes com capacidade de pagamento avaliado com notas A ou B conseguem a garantia. Com a plano, as unidades com nota C seriam inclusas.
Porém, será necessário que atenda algumas medidas fiscais para conseguir a inclusão. Mato Grosso do Sul é um dos estados que se beneficiariam com o plano. As outras 10 são Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás (todas do Centro-Oeste), Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Tocantins, Sergipe e Santa Catarina.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Defesa de Cezário deve pedir nulidade de atos de assembleia que pode ‘demitir’ ex-dirigente
Advogado alega que assembleia desrespeita estatuto e que não há formalização de denúncia por parte da FFMS
Foragido, trio é denunciado pelo MPMS por execução de Magnos com mais de 10 tiros no Jardim Colúmbia
Motivo da execução seria um acidente com morte pelo qual Magnos estava sendo ameaçado por ciganos
VÍDEO: Homem é flagrado aliviando o calor de 33 °C em ‘chuveirão’ na Avenida Guaicurus
Flagra foi registrado na tarde desta segunda-feira, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.