Deputado de MS propõe que leitura diminua tempo de prisão a condenados
O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) apresentou nesta terça-feira (19) um projeto de lei que institui a possibilidade de remição de pena pela leitura para quem cumpre pena em estabelecimentos geridos pelo Estado em Mato Grosso do Sul. Pela proposta, a cada ano, um preso teria como diminuir a pena em até 48 dias. O […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) apresentou nesta terça-feira (19) um projeto de lei que institui a possibilidade de remição de pena pela leitura para quem cumpre pena em estabelecimentos geridos pelo Estado em Mato Grosso do Sul. Pela proposta, a cada ano, um preso teria como diminuir a pena em até 48 dias. O projeto ainda será avaliado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) para verificação de constitucionalidade e, se aprovado, segue para duas votações em plenário. Caso aprovado é encaminhado para sancionamento do governador.
De acordo com o texto do projeto, o objetivo principal é proporcionar aos presos alfabetizados a possibilidade de remir parte da pena ‘pela leitura mensal de uma obra literária clássica, científica, filosófica ou religiosa, estimulando também o conhecimento, a educação, a cultura e o desenvolvimento da capacidade crítica do preso por meio da leitura e da produção de relatórios de leituras e resenhas’.
A participação do preso seria voluntária e teriam preferência os que ainda não têm acesso ou não estão matriculados em Programas de Alfabetização e Escolarização. Além da leitura dos livros em 30 dias, prazo estabelecido pela proposta, os selecionados deverão produzir e apresentar uma resenha em até 10 dias como forma de atestar a leitura.
A resenha seria avaliada por uma comissão no presídio e enviada a juízo por ofício. Após oitiva com o Ministério Público e a defesa, o Juízo decidirá sobre o aproveitamento do participante e a correspondente remissão.
O deputado destacou a importância da educação para a ressocialização do preso. “Uma das possibilidades de remição de pena é a leitura nos presídios do Estado, conforme disciplinado recentemente pela Recomendação 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), auxiliando muito na ressocialização do preso, o que diminui drasticamente as práticas criminais”, justificou o deputado Felipe Orro.
(Com assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.