Após notícias de que o Estado segue terceirizando o serviço de radioterapia em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual (PT) apresentou nesta terça-feira (6) um requerimento para que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) informe em até 15 dias o andamento das obras de instalação do acelerador linear no HRMS () Rosa Pedrossian.

Segundo Kemp, o Hospital realizou convênio com o Ministério da Saúde para receber o aparelho de radioterapia, mas ainda não o instalou. “Foi feito serviço de adequação do espaço físico, o bunker, mas não há uma previsão de instalação”, reclamou.

O requerimento solicita informações oficiais sobre os prazos e andamento da obra.

Paralisada

Atualmente, a obra do bunker doado pelo Ministério da Saúde para o HRMS receber o acelerador linear para o Estado retomar a radioterapia após o escândalo nacional deflagrado na Operação Sangue Frio, em 2013, que desmontou um esquema formado pela administração para desaparelhar o sistema de saúde pública e beneficiar terceirizações, está suspensa por 120 dias.

Segundo o secretário de saúde Geraldo Resende, o Ministério da Saúde informou que teve problemas por questões técnicas no contrato com a empreiteira que realiza esta e a obra de outras sete unidades do país.

Com previsão inicial para ser entregue em maio deste ano e atualizada em junho pelo Ministério da Saúde para entregar em abril de 2020, a suspensão do contrato vai atrasar novamente a instalação do bunker no Regional.