Cida e Otávio querem detalhes sobre treinamento da Guarda Municipal

Os vereadores Cida Amaral (Pros) e Otávio Trad (PTB) apresentaram um requerimento nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Campo Grande para solicitar informações à Prefeitura sobre o treinamento da Guarda da cidade. O pedido foi aprovado pelos vereadores e será encaminhado. Cida solicitou informações sobre quem teria autorizado e coordenado a operação para tentar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Izaías Medeiros
(Izaías Medeiros

Os vereadores Cida Amaral (Pros) e Otávio Trad (PTB) apresentaram um requerimento nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Campo Grande para solicitar informações à Prefeitura sobre o treinamento da Guarda da cidade. O pedido foi aprovado pelos vereadores e será encaminhado.

Cida solicitou informações sobre quem teria autorizado e coordenado a operação para tentar acabar com o protesto no Terminal Morenão na última sexta-feira, quando guardas usaram spray de pimenta e apontaram armas longas para trabalhadoras domésticas que fecharam uma das vias do local por falta de ônibus.

Também consta no documento solicitações sobre a quantidade de guardas da operação e quais são os protocolos para uso das armas que estavam com os agentes de segurança. Otávio Trad complementou o pedido solicitando informações sobre o treinamento dos servidores.

A vereadora disse que pelo que viu nas imagens, não houve nenhum tipo de reação das mulheres que justificasse a atitude dos guardas. “Minha função é fiscalizar o serviço público e sabemos que essas mulheres nem folga têm. Elas não têm feriado. E até agora não houve justificativa”, disse.

Protesto

Cerca de 100 mulheres participaram do protesto, fechando a pista do terminal Morenão. Mesmo sendo feriado, o comércio abriu normalmente na sexta e o Consórcio Guaicurus, responsável pelo serviço, afirmou que ter sido pego de surpresa. Para dispersar as manifestantes e liberar a pista, a equipe da Guarda Municipal que foi ao local usou spray de pimenta e apontou armas de grosso calibre para intimidar as mulheres que participavam do ato no terminal Morenão.

Na segunda-feira, em entrevista coletiva, a Delegacia da Mulher afirmou que registrou boletim de ocorrência coletivo contra o Consórcio Guaicurus por conta da agressão. Também em entrevista coletiva, o secretário Especial de Segurança e Defesa Social Valério Azambuja em coletiva, também nesta manhã, admitiu que houve erro na abordagem e que os servidores que integram a “elite” da Guarda Municipal passarão por novo treinamento. Procedimento interno também foi aberto para apurar os fatos, os guardas envolvidos no caso estão afastados da corporação.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu