Cida e Otávio querem detalhes sobre treinamento da Guarda Municipal
Os vereadores Cida Amaral (Pros) e Otávio Trad (PTB) apresentaram um requerimento nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Campo Grande para solicitar informações à Prefeitura sobre o treinamento da Guarda da cidade. O pedido foi aprovado pelos vereadores e será encaminhado. Cida solicitou informações sobre quem teria autorizado e coordenado a operação para tentar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os vereadores Cida Amaral (Pros) e Otávio Trad (PTB) apresentaram um requerimento nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Campo Grande para solicitar informações à Prefeitura sobre o treinamento da Guarda da cidade. O pedido foi aprovado pelos vereadores e será encaminhado.
Cida solicitou informações sobre quem teria autorizado e coordenado a operação para tentar acabar com o protesto no Terminal Morenão na última sexta-feira, quando guardas usaram spray de pimenta e apontaram armas longas para trabalhadoras domésticas que fecharam uma das vias do local por falta de ônibus.
Também consta no documento solicitações sobre a quantidade de guardas da operação e quais são os protocolos para uso das armas que estavam com os agentes de segurança. Otávio Trad complementou o pedido solicitando informações sobre o treinamento dos servidores.
A vereadora disse que pelo que viu nas imagens, não houve nenhum tipo de reação das mulheres que justificasse a atitude dos guardas. “Minha função é fiscalizar o serviço público e sabemos que essas mulheres nem folga têm. Elas não têm feriado. E até agora não houve justificativa”, disse.
Protesto
Cerca de 100 mulheres participaram do protesto, fechando a pista do terminal Morenão. Mesmo sendo feriado, o comércio abriu normalmente na sexta e o Consórcio Guaicurus, responsável pelo serviço, afirmou que ter sido pego de surpresa. Para dispersar as manifestantes e liberar a pista, a equipe da Guarda Municipal que foi ao local usou spray de pimenta e apontou armas de grosso calibre para intimidar as mulheres que participavam do ato no terminal Morenão.
Na segunda-feira, em entrevista coletiva, a Delegacia da Mulher afirmou que registrou boletim de ocorrência coletivo contra o Consórcio Guaicurus por conta da agressão. Também em entrevista coletiva, o secretário Especial de Segurança e Defesa Social Valério Azambuja em coletiva, também nesta manhã, admitiu que houve erro na abordagem e que os servidores que integram a “elite” da Guarda Municipal passarão por novo treinamento. Procedimento interno também foi aberto para apurar os fatos, os guardas envolvidos no caso estão afastados da corporação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.