Pelo Twitter, o presidente (PSL) sinalizou, nesta sexta-feira (26), que o MEC () vai reduzir investimentos em faculdades de humanas, especialmente nos cursos de filosofia e sociologia.

Bolsonaro quer que a pasta foque em áreas que, segundo ele, geram “retorno imediato ao contribuinte”, como veterinária, engenharias e medicina. Estudantes já matriculados nesses cursos não devem ser afetados, avisa.

“O ministro da educação Abraham Weintraub estuda descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia (humanas). Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina”, escreveu.

O presidente sugere que tais cursos não respeitariam o do contribuinte e que a função do governo seria ensinar aos jovens “leitura, escrita e a fazer conta” para que sigam ofício que gere renda.

“A função do governo é respeitar o dinheiro do contribuinte, ensinando para os jovens a leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa e bem-estar para a família, que melhore a sociedade em sua volta”, publicou.