Mais uma ação pedindo o fechamento do PT (Partidos dos Trabalhadores) foi ingressada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dessa vez, por um advogado de . Ele é o terceiro a alegar que o partido se filiou ao Foro de São Paulo e que, por isso, infringiu a Constituição e deve ser extinto.

Vlailton Milani Viegas Carbonari tem 24 anos e mora em Dourados, onde advoga desde que se formou, há três anos. Aluno do ideólogo Olavo de Carvalho há dois anos, ele afirma que qualquer cidadão pode entrar com a ação, e quis apenas exercer sua cidadania.

“Como eleitor qualquer um pode entrar, é uma ação popular. Então resolvi fazer minha parte como cidadão. O embasamento é que a lei é muito clara e objetiva, proibindo a subordinação de partidos nacionais a entidades estrangeiras, como existe entre o PT e o Foro de São Paulo”, comenta Vlailton.

O advogado ainda argumenta que existem resoluções internas do PT que indicam a existência de subordinação ao Foro, com planos traçados em conjunto, inclusive com a participação de outros partidos. “É uma relação direta de obediência e hierarquia”.

Na ação, são anexadas fotos como prova da filiação petista ao grupo, que lideraria a esquerda na América do Sul. Além disso, ele usa trechos de falas ou escritas de Olavo de Carvalho que apontam para a existência da situação ilegal.

“As provas da relação de subordinação do PT ao Foro de São Paulo são as atas e resoluções emitidas pelo Foro e assinadas pelo PT, bem como os planos de ação específicos, grupos permanentes de e escolas de formação política”, relata na petição apresentada ao TSE, na sexta-feira (12).

Outras duas ações no mesmo sentido já foram ingressadas no tribunal, uma delas por um escritório de advocacia de Brasília (DF), e outro pelo advogado Cassiano Pastori, de Uberlândia (MG), o qual Vlailton afirma que manteve contato.

Ele ainda diz que espera que em até quatro meses o PT seja chamado para se defender e a ação seja julgada em no máximo dois anos. “A tendência é o TSE juntar essas três ações em uma só, pois são o tema é basicamente o mesmo”.

Relação com Olavo de Carvalho

Vlailton afirma que não conhece Olavo pessoalmente e que apenas assiste, virtualmente, as aulas do ideólogo, que mora nos EUA e é conhecido por influenciar figuras atuantes no governo de Bolsonaro, entre eles o filho do presidente. O curso ministrados por Carvalho são conhecidos como Seminário de Filosofia.

“Nunca estive pessoalmente com ele, nem conversou à distância. Ter contato com ele é muito difícil. Apenas me interessei pelas aulas e passei a acompanhar o curso online que ele ministra. Muda sua visão de mundo, ele bate muito na base moral, na auto consciência, na busca da verdade”, frisa, completando em seguida.

“Imaginam ele como um guru, que tem controle sobre seus alunos, mas não é assim. Ele tem 20 mil alunos, um homem sozinho é uma universidade e não teria como controlar tanta gente assim”, conclui o advogado douradense.

Além disso, ele ainda garante não ter qualquer ligação partidária ou com grupos que atuam na política. “Sou um cidadão como qualquer outro, nada demais. Só exerci um direito que tenho”, explica Vlailton.