Acordo prevê fim de contratações irregulares de médicos em dois municípios

Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pelo MPF (Ministério Público Federal) com as prefeituras de Bataguassu e Brasilândia prevê o fim das contratações irregulares de médicos e a realização de concurso público nos dois municípios. Segundo o MPF, ambas as administrações vinham contratando esses profissionais em regime temporário, em detrimento da realização de concurso pa…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ilustrativa.
Ilustrativa.

Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pelo MPF (Ministério Público Federal) com as prefeituras de Bataguassu e Brasilândia prevê o fim das contratações irregulares de médicos e a realização de concurso público nos dois municípios. Segundo o MPF, ambas as administrações vinham contratando esses profissionais em regime temporário, em detrimento da realização de concurso para preenchimento das vagas na rede municipal.

Com o acordo, os gestores comprometeram-se a realizar concurso. Eles terão permissão para contratar temporariamente em processo simplificado com análise de currículo somente para atender necessidades excepcionais e temporárias, pelo prazo máximo de 12 meses prorrogável somente se o concurso não tiver sido finalizado.

Enquanto isso, eles deverão encaminhar à Câmara Municipal projeto de lei que regulamente a contratação simplificada atendendo à Constituição Federal. Em Bataguassu, o prazo para envio é de 12 meses. Já Brasilândia terá de enviar o projeto em seis meses.

Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 5 mil por item do acordo descumprido. De acordo com o MPF, em Bataguassu havia contratações irregulares de médicos desde 2014, sem processo seletivo usando somente indicação do secretário. Já em Brasilândia, detalhou o MPF, as contratações eram feitas por meio de entrevistas sequenciadas de pregão desde 2014.

De acordo com o MPF, já foram firmados acordos similares com as prefeituras de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Selvíria, Paranaíba e Inocência.

Em resposta ao Jornal Midiamax, o prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, afirmou que o município já  cumpriu as normas previstas no CAC (Compromisso de Ajustamento de  Conduta). “Nós fizemos concurso em 2017. Os médicos inclusive já tomaram posse e  estão trabalhando. Quando assinamos o acordo, o concurso já tinha sido  realizado. Todos os médicos dos postos de saúde Bataguassu são concursados”, afirmou.

(Matéria editada dia 11/07 para acréscimo de informações) 

Conteúdos relacionados

deputados
Câmara de vereadores