Pular para o conteúdo
Política

A 4 dias de vencer, destino de convênio para combater tráfico na fronteira é incerto

A apenas quatro dias do vencimento, o convênio n.º 08335/009749/2013-75 firmado pelo Estado de Mato Grosso do Sul com a União para combate ao narcotráfico na região de fronteira segue com destino incerto. Segundo informado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) não houve nenhum contato da parte do MJ (Ministério da […]
Arquivo -
Governo reclama de excesso de demanda por presos do tráfico na região de fronteira. Foto: Marcos Ermínio
Governo reclama de excesso de demanda por presos do tráfico na região de fronteira. Foto: Marcos Ermínio

A apenas quatro dias do vencimento, o convênio n.º 08335/009749/2013-75 firmado pelo Estado de Mato Grosso do Sul com a União para combate ao narcotráfico na região de fronteira segue com destino incerto.

Segundo informado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) não houve nenhum contato da parte do MJ (Ministério da Justiça) em relação ao assunto. O titular da pasta, Antônio Carlos Videira, não irá se pronunciar pois aguarda posicionamento do ministério para a renovação do acordo, com cláusulas novas.

Entre elas, o Governo quer discutir o desequilíbrio existente entre os serviços prestados pelas forças de segurança do Estado e o repasse dado pelo Governo Federal. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) chegou a afirmar que não renovaria o convênio com as atuais cláusulas porque elas seriam prejudiciais ao Estado.

O problema é que o Ministério da Justiça nem sequer reconhece o acordo. Mesmo tendo sido publicado no DOU (Diário Oficial da União) n.º 143, Seção 3, do dia 29 de Julho de 2014, o convênio nem sequer consta na lista do ministro Sérgio Moro.

Segundo informado pelo Ministério da Justiça ao Jornal Midiamax não há nenhum convênio firmado com o MS que esteja prestes a vencer. Na lista de termos em vigor entre MS com a Senasp disponibilizada pelo ministério, constam oito acordos com o Estado sendo o vencimento mais próximo deles em 30 de dezembro.

Enquanto não recebe comunicação oficial, a Sejusp informou estar preparada para quando o ministério se manifestar formalizar a renovação do acordo com cláusulas novas. Caso isso não ocorra, a Polícia Civil poderá abandonar investigações contra o tráfico de drogas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1872 – José Antônio Pereira descobre Campo Grande

Assessoria

Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27

Acusado por emboscada com ônibus incendiado e morte de torcedor do Cruzeiro é preso em MS

israel

Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

Sem pódio por equipes, Brasil acaba Mundial de Judô com duas medalhas

Últimas Notícias

Mundo

Brasileira cai em trilha e aguarda horas por resgate na Indonésia

Juliana Marins aguarda resgate há mais de dez horas

Polícia

Homem é esfaqueado durante confusão em bar na avenida das Bandeiras

O autor da tentativa de homicídio não foi localizado

Cotidiano

Sábado será marcado por tempo firme em todo o Mato Grosso do Sul

Campo Grande novamente amanheceu sob neblina

Polícia

Idoso desaparece em Dourados após sair para comprar refrigerante

Vítima sofreu um AVC hemorrágico recentemente e tem problemas de memória