Urnas de Campo Grande, Sidrolândia e Anastácio serão auditadas pelo TRE-MS
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sorteou seis máquinas que serão utilizadas na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas na eleição deste domingo (7). São quatro de Campo Grande, uma de Sidrolândia e outra de Anastácio. As auditorias são adotadas pela Justiça Eleitoral como forma de confirmar a segurança da urna […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sorteou seis máquinas que serão utilizadas na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas na eleição deste domingo (7). São quatro de Campo Grande, uma de Sidrolândia e outra de Anastácio.
As auditorias são adotadas pela Justiça Eleitoral como forma de confirmar a segurança da urna eletrônica. O sorteio ocorreu na manhã deste sábado (6), na sede do TRE-MS, em Campo Grande.
No Estado, serão auditadas seis urnas, sendo três para auditoria de funcionamento em condições normais de uso (votação paralela) e outras três para a auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas (tempo real).
Na votação paralela, as urnas eletrônicas estão com carga de votação oficial e seriam utilizadas na votação deste domingo. Elas são retiradas do local de votação sendo substituídas por outras, que serão carregadas com os dados oficiais das urnas sorteadas.
O procedimento de votação paralela ocorre no dia e horário oficial da votação, sendo acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), do Ministério Público, além de empresa de auditoria externa.
Cédulas preenchidas previamente pelos partidos políticos e estudantes são digitalizadas em um sistema auxiliar e, em seguida, esses votos são digitados na urna eletrônica.
Depois, é feita a comparação do resultado da votação no sistema paralelo com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que a soma de votos dos candidatos encontradas na urna eletrônica corresponde ao resultado esperado. Todo o procedimento é filmado.
Tempo real
Já a auditoria em tempo real, que será realizada em urnas de Campo Grande, é feita na própria seção eleitoral, conduzida pelo juiz eleitoral e com a participação dos partidos políticos, Ministério Público, OAB e demais presentes.
Antes da impressão da zerésima (relatório que traz toda a identificação da máquina, comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há nenhum voto computado, ou seja, a urna tem “zero voto”), é feito o procedimento para verificar a integridade dos sistemas instalados e então a urna é liberada para votação.
As urnas selecionadas estão na Escola Estadual 11 de Outubro, no bairro Jardim Bonança; na Escola Municipal Pe. Tomaz Ghirardelli, no Parque do Lageado; e na Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira, no Conjunto José Abrão.
Helicóptero da PM
Após o sorteio, um helicóptero da Polícia Militar buscou as duas urnas nas cidades do interior do Estado que serão trazidas para Campo Grande e utilizadas na votação paralela.
Estas urnas estavam na E.M.Porfiria Lopes do Nascimento, em Sidrolândia; e na E.E. Romalino Alves de Albres, em Anastácio. Nesta modalidade, também será utilizada uma urna que estava na Funlec, no Parque dos Novos Estados, em Campo Grande.
Confira abaixo o momento em que a aeronave decola na sede do TRE-MS.
AO VIVO: TRE-MS fará auditoria de Urnas Eletrônicas. #Eleição2018
Posted by Jornal Midiamax on Saturday, October 6, 2018
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Raimundo permite que Bia faça estágio na agência: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Ricardo tem as roupas roubadas em Santana do Agreste: Resumo Tieta, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Justino confessa a Pepa que passou seus bens para os filhos: Resumo Cabocla, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Câmeras corporais de São Paulo não atendem especificação do STF
A análise de Edler cita a possibilidade de se fazerem aditivos ao contrato
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.