Pular para o conteúdo
Política

Urnas de Campo Grande, Sidrolândia e Anastácio serão auditadas pelo TRE-MS

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sorteou seis máquinas que serão utilizadas na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas na eleição deste domingo (7). São quatro de Campo Grande, uma de Sidrolândia e outra de Anastácio. As auditorias são adotadas pela Justiça Eleitoral como forma de confirmar a segurança da urna […]
Arquivo -
Urnas de Campo Grande, Sidrolândia e Anastácio serão auditadas pelo TRE-MS
Comissão durante sorteio de urnas eletrônicas. (Foto: Marcos Ermínio)

O (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sorteou seis máquinas que serão utilizadas na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas na eleição deste domingo (7). São quatro de Campo Grande, uma de Sidrolândia e outra de .

As auditorias são adotadas pela Justiça Eleitoral como forma de confirmar a segurança da urna eletrônica. O sorteio ocorreu na manhã deste sábado (6), na sede do TRE-MS, em Campo Grande.

No Estado, serão auditadas seis urnas, sendo três para auditoria de funcionamento em condições normais de uso (votação paralela) e outras três para a auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas (tempo real).

Na votação paralela, as urnas eletrônicas estão com carga de votação oficial e seriam utilizadas na votação deste domingo. Elas são retiradas do local de votação sendo substituídas por outras, que serão carregadas com os dados oficiais das urnas sorteadas.

O procedimento de votação paralela ocorre no dia e horário oficial da votação, sendo acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), do Ministério Público, além de empresa de auditoria externa.

Cédulas preenchidas previamente pelos partidos políticos e estudantes são digitalizadas em um sistema auxiliar e, em seguida, esses votos são digitados na urna eletrônica.

Depois, é feita a comparação do resultado da votação no sistema paralelo com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que a soma de votos dos candidatos encontradas na urna eletrônica corresponde ao resultado esperado. Todo o procedimento é filmado.

Tempo real

Já a auditoria em tempo real, que será realizada em urnas de Campo Grande, é feita na própria seção eleitoral, conduzida pelo juiz eleitoral e com a participação dos partidos políticos, Ministério Público, OAB e demais presentes.

Antes da impressão da zerésima (relatório que traz toda a identificação da máquina, comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há nenhum voto computado, ou seja, a urna tem “zero voto”), é feito o procedimento para verificar a integridade dos sistemas instalados e então a urna é liberada para votação.

As urnas selecionadas estão na Escola Estadual 11 de Outubro, no bairro Bonança; na Escola Municipal Pe. Tomaz Ghirardelli, no Parque do Lageado; e na Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira, no Conjunto José Abrão.

Helicóptero da PM

Após o sorteio, um helicóptero da Polícia Militar buscou as duas urnas nas cidades do interior do Estado que serão trazidas para Campo Grande e utilizadas na votação paralela.

Estas urnas estavam na E.M.Porfiria Lopes do Nascimento, em Sidrolândia; e na E.E. Romalino Alves de Albres, em Anastácio. Nesta modalidade, também será utilizada uma urna que estava na Funlec, no Parque dos Novos Estados, em Campo Grande.

Confira abaixo o momento em que a aeronave decola na sede do TRE-MS.

AO VIVO: TRE-MS fará auditoria de Urnas Eletrônicas. #Eleição2018

Posted by Jornal Midiamax on Saturday, October 6, 2018

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por prefeitura

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que têm a palavra ‘Hemp’ no rótulo

Últimas Notícias

Famosos

Morre Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, morre aos 76 anos

Morte foi revelada por família do cantor, nesta terça-feira (22)

Cotidiano

Perdido desde cedo, burro é capturado após caminhar mais de 7 km em Campo Grande

Moradores acionaram a Polícia Militar e uma equipe da CCZ para resgatá-lo

Cotidiano

Vídeo: Fogo em vegetação se espalha e se aproxima de casas em Campo Grande

Incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Ministro afirmou que não viu indícios de fuga do ex-presidente e citou sobre medidas cautelares desproporcionais