Pular para o conteúdo
Política

Tereza Cristina propõe consenso para resolver impasse sobre tabelamento do frete

Caminhoneiros defendem medida enquanto agronegócio aponta inconstitucionalidade
Arquivo -

A deputada federal de Mato Grosso do Sul (DEM) participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, na tentativa de se chegar a uma proposta de consenso em relação ao tabelamento do frete entre setor produtivo e caminhoneiros autônomos

O tema é alvo de polêmica desde o fim da greve dos caminhoneiros, cujo preço mínimo a ser cobrado pelo transporte de cargas foi uma das demandas para encerrar a greve ocorrida em maio.

O custo do frete rodoviário, estabelecido pelo Governo Federal, já teve duas tabelas divulgadas, mas o impasse segue diante da falta de acordo sobre os valores a serem praticados.

O encontro ocorreu na terça-feira (12) e foi promovido pela Comissão da Agricultura da Câmara. Estiveram presentes dirigentes de entidades ligadas ao — como a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação das Empresas Cerealistas do (Acebra).

De acordo com o jornal O Globo, enquanto representantes do agronegócio falavam que a medida é inconstitucional e prejudica o setor, líderes dos caminhoneiros a defendiam e deixavam claro que não vão abrir mão do que foi negociado com o governo.

As entidades reiteraram que consideram estar buscando justiça, por considerarem o tabelamento inconstitucional. Também se queixaram de não terem sido chamados para serem ouvidos na negociação entre caminhoneiros e representantes do agronegócio.

Na intenção de se chegar a uma tabela de referência, a deputada Tereza Cristina tem defendido uma proposta que não venha em forma de lei, mas que seja estabelecimento um parâmetro viável que balize os valores.

“São muitas variáveis. Sabemos que o frete mínimo é um tiro no pé, mas não se pode fechar o diálogo”, afirma a deputada.

O encontro terminou sem definição e Tereza Cristina propôs que seja realizada uma reunião entre os segmentos envolvidos para discutir uma saída viável para valor do frete.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

BR-267 ficou interrompida por mais de três horas em trecho com transbordamento

frio

Choveu mais da metade do esperado para o mês em Campo Grande nesta sexta

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF esperam “milagres”

Últimas Notícias

Mundo

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Anualmente brinda os amantes da astronomia com visualizações de objetos

Trânsito

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Rua Brasilêndia com a Antônio Pinto de Barros

Brasil

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Registrado em dezembro de 2024

Le Blog Maria Antonia

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Natural da pequena Aurora (SC), com pouco mais de 6 mil habitantes, Maria Klaumann, uma jovem modelo brasileira acaba de ser escolhida pela Chanel para estrelar novas fotos de divulgação da marca francesa. A modelo brasileira foi escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria. Foto : Reprodução/ Rede Social