Temer dirá na Suiça que ‘Brasil voltou’ e que recessão foi superada, diz Moreira
Ministro disse que país voltou a gerar empregos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ministro disse que país voltou a gerar empregos
O ministro da da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, divulgou neste sábado (20) um vídeo no qual antecipa alguns pontos da mensagem que o presidente Michel Temer levará ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Segundo o ministro, será “uma mensagem singela e curta de que o Brasil voltou”, já tendo superado a recessão e a inflação de mais de 10%.
“Retornamos [a Davos] para dizer que enfrentamos a mais grave crise econômica de nossa história, superamos a recessão, baixamos a inflação de mais de 10% para 2,9%, abaixo do piso”, disse o ministro por meio de sua conta no Facebook. “Tivemos uma baixa na taxa de juros, aumentou o desempenho da economia brasileira, o PIB vem crescendo, e as projeções são extremamente positivas”, acrescentou.
Segundo Moreira Franco, as taxas de juros têm permitido que as pessoas voltem a fazer compras por meio de crediário e que os investidores tenham mais acesso ao crédito. “A economia está se reencontrando em uma trajetória que é nossa, do povo brasileiro, que é a do crescimento e da geração de emprego e renda”, destacou.
O ministro disse que a situação estaria melhor caso a reforma da Previdência já tivesse sido aprovada pelo Congresso Nacional. Segundo ele, a não aprovação da reforma é “um problema que tem atemorizado”, a ponto de prejudicar as avaliações externas sobre o país, “inclusive provocado mais recentemente uma queda no rating, no grau de investimento do Brasil”.
No dia 11, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou o Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento com perspectiva estável – termo que significa que a agência terá de esperar pelo menos seis meses para alterar a nota do país.
Grau de investimento representa a garantia de que o país não corre risco de dar calote na dívida pública. Por meio de um comunicado, a S&P informou que o Brasil está demorando para implementar as reformas que reduzam os riscos fiscais do país, principalmente a da Previdência. Desde fevereiro de 2016, o Brasil estava enquadrado dois níveis abaixo do grau de investimento.
O Fórum Econômico Mundial ocorrerá em Davos entre os dias 23 e 26 de janeiro. De acordo com os organizadores, a edição de 2018 terá uma participação recorde de chefes de Estado, Governo e de representantes de organizações internacionais, além de lideranças das áreas de negócios, sociedade civil, mundo acadêmico, artes e mídia.
Notícias mais lidas agora
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
- ‘Me desafiou’: Mãe que matou adolescente esfaqueado tem audiência marcada em Campo Grande
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
Últimas Notícias
Chuva chega e temperatura cai até 13°C em cidades de Mato Grosso do Sul
Previsão indica volume considerável de chuva em grandes partes do Estado
Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
Parlamentar estava em seu segundo mandato e não havia conseguido a reeleição no último domingo (6)
Presidente do PL em MS, Portela exibe medalha ‘3 is’ que ganhou de Bolsonaro
Objeto leva título ‘Clube Bolsonaro’ seguido pelas palavras “imorrível”, “imbrochável” e “incomível”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.