PT vai indicar Manuela D’Ávila como vice de Lula neste sábado
O PT vai indicar neste sábado (4) Manuela D’Ávila como vice na chapa do ex-presidente Lula ao Planalto. A proposta deve ser formalizada ainda nesta sexta-feira (3) em uma reunião entre a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e dirigentes do PCdoB. O encontro foi solicitado por Gleisi após a petista consultar o ex-presidente Lula […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O PT vai indicar neste sábado (4) Manuela D’Ávila como vice na chapa do ex-presidente Lula ao Planalto.
A proposta deve ser formalizada ainda nesta sexta-feira (3) em uma reunião entre a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e dirigentes do PCdoB. O encontro foi solicitado por Gleisi após a petista consultar o ex-presidente Lula em Curitiba sobre as opções do partido.
Manuela já havia sido sondada sobre a possibilidade na semana passada. Ele precisará desistir de sua candidatura própria pelo PCdoB ao Planalto. Seu partido vai se reunir na tarde de sábado (4) e deve formalizar a retirada da candidatura própria de Manuela.
Gleisi e o ex-prefeito Fernando Haddad decidiram viajar na tarde desta sexta (3) a Curitiba para consultar Lula sobre o nome que seria indicado pelo partido.
Esse não era o plano inicial, mas o partido pretende compor, pelo menos no posto de vice, a parte oficial da chapa na sucessão de Michel Temer em busca de uma espécie de união da esquerda. A avaliação de Lula é a de que a eleição deste ano será polarizada, mais uma vez, entre direita e esquerda, e só terá espaço para um nome de cada campo.
A lei eleitoral determina que a oficialização da chapa deve ser feita até 24h após o fim do prazo das convenções partidárias, em 5 de agosto, contrariando os planos iniciais de Lula e do PT, que queriam indicar os nomes somente no registro das candidaturas, em 15 de agosto, para evitar desgaste e especulações sobre uma possível alternativa ao ex-presidente.
O tesoureiro da sigla, Emidio de Souza, acompanhou ambos na viagem.
Haddad é um dos cotados como plano B do PT caso Lula seja impedido de concorrer em outubro. Gleisi afirmou nesta sexta-feira (3) que o PT decidiria somente no sábado (4), durante a convenção nacional do partido, qual será o vice na chapa virtual de Lula -que deve ser impugnada com base na Lei da Ficha Limpa.
As opções do PT levadas para a decisão de Lula, eram as seguintes: indicar Manuela D’Ávila (PC do B); ou Haddad ou Gleisi para a vaga, passível de substituição a até 20 dias da eleição; ou ainda escolher uma espécie de tampão, um nome que não levantaria expectativas sobre plano B mas também pronto para a troca durante o processo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.