Projeto propõe que Guarda Municipal tenha acesso a imagens de câmeras particulares
Projeto ‘City Câmeras’ quer que moradores auxiliem Guarda no videomonitoramento
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um projeto de lei que deu entrada na Câmara Municipal na última terça-feira (14) propõe que residentes e empresas de Campo Grande auxiliem o videomonitoramento da cidade, fornecendo as imagens ao vivo das câmeras de suas casas à Guarda Municipal.
O projeto “City Câmeras” visa inibir a ação de criminosos e aumentar a sensação de segurança da cidade, por meio da ampliação do videomonitoramento da Guarda, segundo o autor do texto, vereador João Cesar Mattogrosso (PSDB).
A proposta funcionaria da seguinte forma: o morador com câmeras instaladas em sua casa ou empresa, poderá se cadastrar na plataforma City Câmeras. A partir daí, as imagens dos equipamentos seriam enviadas em tempo real à Guarda Municipal, que poderia ainda compartilhar os vídeos com a Polícia Civil e Militar.
Para se cadastrar, será necessário que as câmeras atendam alguns requisitos, como possuir tecnologia HD, com resolução de 720p, além de protocolo interno que possibilite a transferência de dados de áudio e vídeo em tempo real.
Ainda segundo o projeto, quem aderir ao cadastro do City Câmeras deverá utilizar uma placa referente ao projeto em seu estabelecimento ou residência. A Prefeitura pode ainda, segundo o texto da lei, buscar parcerias com comerciantes, empresas e o governo do Estado.
Para execução do projeto, o texto determina que a Prefeitura terá de contratar uma empresa que fará o armazenamento das imagens das câmeras cadastradas. As gravações deverão ficar salvas por, no mínimo, sete dias.
De acordo com o vereador, a proposta, que já funciona em outras cidades, deve permitir uma maior segurança com o menor emprego de recursos humanos e materiais. “Este programa já é um sucesso na cidade de São Paulo”, justifica o parlamentar.
Não é a primeira vez que o vereador tenta aprovar um projeto relacionado ao uso de câmeras privadas para a segurança pública. Em fevereiro, a Câmara aprovou projeto para dar desconto no IPTU para quem instalasse câmeras em sua casa, porém a matéria foi vetada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD).
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.