O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) apresentou nesta terça-feira (26) um projeto de lei que autoriza os estaduais a permitirem que seus clientes paguem com cartão de débito, crédito e até parcelem suas despesas.

O projeto de lei afeta o funcionamento de Cartórios de Nota, de Registro Civil, de Títulos, de Imóveis e de Protesto. Segundo Amarildo, a proposta teve participação da Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores de MS).

O deputado afirma que a proposta será ótima para o Estado e para os cartórios. “Eles terão maior capacidade de receber o que é devido com essas possibilidades de parcelamento e novas modalidades de pagamento”, disse Amarildo.

O projeto disciplina ainda que seja possível cobrança adicional em caso de pagamento diferente à modalidade à vista, desde que seja fixada a informação “em local e formato visíveis”.

Amarildo ressaltou ainda que, diferente do projeto que altera as em Mato Grosso do Sul, suspenso na Assembleia, essa nova proposta pode tramitar sem problemas. “Já abre a possibilidade de parcelar essa taxa, mesmo que ela venha a diminuir depois”, disse o parlamentar.

Como o projeto foi apenas apresentado à Assembleia Legislativa, ainda deverá tramitar por comissões legislativas antes de ser discutido em plenário.