Nesta terça-feira (19), durante coletiva realizada no centro de convenções Rubens Gil de Camilo, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) falou sobre a representação feminina e o peso que participação da mulher tem nas eleições que se aproximam.
Para Azambuja, a representação feminina vem aumentando na política e isso é fundamental e significa evolução. “Hoje nós vemos ainda uma maioria masculina nos parlamentos. Se você olhar na Câmara Federal, no Senado da República, nas Câmaras Municipais e nas Assembleias, a maioria é masculina, mas acredito que isso vai de uma evolução”, pontuou.
Questionado sobre a possibilidade de aumento de cotas partidárias para mulheres no parlamento, Reinaldo afirmou ser um assunto que requer muita discussão. Segundo ele, não deveria ser necessário a criação de vagas específicas, porque a disputa pode ocorrer de forma igualitária.
A população brasileira é composta de maioria feminina e aqui no Estado a situação é percebida na política. Apesar da maioria dos eleitores serem mulheres, segundo o governador, esse critério nem sempre é passível de ser usado, já que a equação política nem sempre faz jus, já que o povo é detentor do voto. “A gente tem que respeitar a vontade do eleitor, que é o detentor da escolha de quem representa ele nos parlamentos”, falou Reinaldo sobre os homens serem maioria nas casas representativas.