Número de partidos cresce, mas candidaturas caem nestas eleições em MS

Aumentou quantidade de partidos, mas reduziu candidaturas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Apesar do número de partidos que registraram candidaturas em Mato Grosso do Sul para a corrida eleitoral que terá desfecho das urnas em outubro, a quantidade de políticos que colocaram seus nomes à disposição do eleitor caiu esse ano em comparação com o pleito eleitoral de 2014.

De acordo com as estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até o prazo final para registro de candidaturas, na semana passada, 523 políticos registraram candidaturas. Desses, cinco já desistiram da disputa até esta terça-feira (21).

Há quatro anos, quando os sul-mato-grossenses escolheram presidente, governador, senadores e deputados, 597 candidaturas foram registradas no TSE, deste total, ao fim do período de análise dos registros, 78 políticos foram considerados inaptos a concorrer os cargos.

Apesar do número de interessados na vida política ter caído neste ano em Mato Grosso do Sul, a quantidade de partidos políticos que ingressaram com candidaturas aumentou em comparação com 2014.

De acordo com o TSE, neste ano 33 siglas políticas são responsáveis por levar os candidatos ao pleito. Há quatro anos, a quantidade de agremiações era menor, 30 partidos.

Em relação ao ranking das siglas que mais registraram candidaturas, houve algumas mudanças entre os cinco primeiros. Tanto em 2014 como agora, o Podemos, antigo PTN, ocupa o primeiro lugar na tabela. São 56 políticos do partido que concorrerão aos cargos, o número representa 10,7% do total de candidaturas.

Em segundo lugar, diferente de quatro anos atrás, está o PT com 54 candidaturas, seguido do MDB (45), PV (38) e PDT (37). Em 2014, os outros quatro primeiros integrantes deste mesmo ranking eram PMDB (49), PSDB (40), PT (39) e PP (32).

A lista completa com os partidos e a quantidade de candidaturas você pode conferir no infográfico abaixo:

Conteúdos relacionados

mpms