No fim da janela, partidos fazem mistério com nomes para ‘evitar’ assédio
Prazo termina nesta sexta-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prazo termina nesta sexta-feira
A “dança das cadeiras” de políticos em busca de mais espaço em diferentes partidos termina às 23h59 desta sexta-feira (6). Até lá, há quem faça questão de divulgar as filiações e quem prefira esconder o jogo para evitar o “assédio” de outras legendas partidárias.
Essa segunda postura foi a escolha do DEM em Mato Grosso do Sul. Apesar de evento de filiação marcado para o próximo sábado (7) com alguns nomes já confirmados, a maioria dos novos integrantes é mantida em sigilo.
Presidente do partido no Estado, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta disse ao Jornal Midiamax que além das filiações de Murilo Zauith, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e Tereza Cristina, pré-candidatos a deputado federal e estadual também integrarão a legenda.
O mistério sobre os nomes faz parte do “jogo político” de evitar que outros partidos promovam assédio aos anunciados e os leve para suas legendas. “Como o prazo para filiação termina às 23h59 de amanhã, preferimos não falar para evitar que venha outro partido e os leve. Terão mais filiações de várias pessoas”, disse Mandetta. O evento do partido deve contar, ainda, com presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Entre outras legendas que também preferem o mistério para evitar o ‘assédio’ estão o PR, MDB, PSDB, PRB e PSL. Até entre os partidos menores a postura tem sido a do mistério. O PTC (Partido Trabalhista Cristão), que não teve nenhum candidato eleito na última disputa, também é um dos que prefere mistério sobre futuras filiações.
Presidente do PTC-MS, Cezar Gazolla disse ao Jornal Midiamax que busca por nomes para filiação é constante e começou há pelo menos dois anos. Nesta quinta-feira, o ex-senador Antonio João Hugo Rodrigues se filiou ao partido e deve concorrer à cadeira na Assembleia Legislativa.
Sobre outros nomes, o Gazolla também preferiu o mistério. “Nós trabalhamos para fortalecer o partido em Mato Grosso do Sul e as conversas estão acontecendo com várias pessoas”, afirmou.
Janela partidária
Segundo o TSE, a reforma eleitoral de 2015 incorporou à legislação uma possibilidade para a desfiliação partidária injustificada no Artigo 22º da Lei dos Partidos Políticos. Com isso, os detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais podem trocar de legenda nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para a filiação partidária, que ocorre seis meses antes do pleito.
A troca partidária, contudo, não muda a distribuição do Fundo Partidário e o acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. Esse cálculo é proporcional ao número de deputados federais de cada legenda. A única exceção a essa regra é o caso de deputados que migrem para uma legenda recém-criada, dentro do prazo de 30 dias contados a partir do seu registro na Justiça Eleitoral, nela permanecendo até a data da convenção partidária para as eleições subsequentes.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.