Nelsinho Trad e Soraya Thronicke são diplomados senadores de MS
Os senadores eleitos para representar Mato Grosso do Sul nos próximos oito anos em Brasília, Nelsinho Trad (PTB) e Soraya Thronicke (PSL), foram diplomados, na noite desta sexta-feira. A cerimônia realizada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) acontece no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Pouco antes da diplomação começar, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os senadores eleitos para representar Mato Grosso do Sul nos próximos oito anos em Brasília, Nelsinho Trad (PTB) e Soraya Thronicke (PSL), foram diplomados, na noite desta sexta-feira. A cerimônia realizada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) acontece no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.
Pouco antes da diplomação começar, o senador eleito com 424.085 votos, Nelsinho Trad, afirmou que com a eleição federal, a responsabilidade “aumenta e muito”. O ex-prefeito de Campo Grande também lembrou da “história triste” deixada para trás.
“Vou ficar atento às reformas encabeçadas pelo presidente Temer, que deixará de herança para o presidente eleito Jair Bolsonaro. Elas devem ser debatidas com serenidade e responsabilidade. Vou auxiliar o governo Bolsonaro no que for possível”. Ainda segundo Nelsinho, pautas que tratem sobre o desenvolvimento, emprego e geração de renda em Mato Grosso do Sul serão suas prioridades no Senado Federal.
Durante seu discurso após ser diplomado, Nelsinho chamou atenção ao agradecer a família e convidar os filhos para expor cartaz com última entrevista concedida pelo pai, Nelson Trad, que dizia que seu sonho era ser senador da república.
A senadora eleita pelo PSL com 373.712 votos, afirmou que inicia um novo momento na política. “Estamos inaugurando uma nova era na política brasileira. Enterrando um passado muito triste e eu estou com muita confiança”, disse.
Os suplentes de Soraya, Rodolfo Oliveira Nogueira e Danny Fabrício, e de Nelsinho, José Chagas dos Santos e Terezinha Bazé de Lima, também foram diplomados nesta noite.
Confira abaixo a biografia dos dois senadores eleitos:
Soraya
Douradense, a advogada e empresária Soraya Thronicke foi criada em Campo Grande, é casada e mãe de uma filha. Cursou MBA na Fundação Getúlio Vargas, passou pela Escola de Governo da Universidade de Harvard J.F. Kennedy, nos Estados Unidos da América.
Atuando na Capital e em Brasília, Soraya é sócio de escritório de advocacia ao lado de seu segundo suplente, Danny Fabrício Cabral Gomes, defende especialmente questões jurídicas ligadas ao agronegócio, direito empresarial, família e sucessões, mulheres, crianças e adolescentes em situação de risco, além de contratos e ações internacionais.
Participante de movimentos de rua, ela liderou protestos contra corrupção e patrocinou ações judiciais, entre elas ação popular contra a JBS, seus sócios Joesley e Wesley Batista e Estado de Mato Grosso do Sul. Autora de um dos pedidos de impeachment contra o governador reeleito Reinaldo Azambuja (PSDB), obteve a segunda vaga no Senado Federal pelo Partido Social Liberal com pouco mais de 373 mil votos.
Nelsinho
Nascido em 5 de setembro de 1961, Nelson Trad Filho (PTB) é filho do ex-deputado Nelson Trad e da professora Therezinha Mandetta Trad. Primogênito de cinco irmãos, foi aprovado no vestibular de medicina da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, aos 17 anos, e é especializado em Cirurgia Geral, Urologia, Medicina do Trabalho e Saúde Pública.
Pai de três filhos, Nelson Trad Neto, Maria Cecília e Maria Gabriela, Nelsinho começou a carreira política como diretor-adjunto do Previsul (Instituto de Previdência de Mato Grosso do Sul) no governo Pedro Pedrossian. Depois, foi eleito vereador por Campo Grande em 1992 e reeleito sucessivamente em 1996 e 2000. Ele presidiu o legislativo municipal no biênio 2001/2002.
O petebista conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa, sendo o deputado mais bem votado nas eleições de 2002, com 36.372 votos. No ano seguinte, migrou para o PMDB, hoje MDB, e vencendo a disputa pela prefeitura de Campo Grande, no primeiro turno com 213 mil votos, 57% do total, tendo como vice a ex-conselheira do TCE-MS, Marisa Serrano.
Foi reconduzido ao cargo em 2008, com 288 mil votos, 71,41% dos votos válidos, ao lado do vice, Edil Albuquerque. Ele encerrou o mandato como melhor prefeito entre todas as capitais brasileiras, segundo o Ibope, com 85% de aprovação.
Empossado Secretário de Estado de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, em 2013, ele deixou o cargo para concorrer ao Governo do Estado nas eleições de 2014, mas ficou em terceiro lugar na disputa. Em 2015 voltou para o PTB, assumiu o comando estadual da sigla e foi eleito Senador da República com pouco mais de 424 mil votos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.