Filho do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), deputado federal (PSL), usou sua conta no twitter, nesta segunda-feira (5), para ironizar questão do que tratou sobre cultura LGBT. A pergunta teve como base trecho de reportagem publicada pelo Jornal Midiamax em junho do ano passado.

No tweet, Eduardo publicou uma foto da questão com a legenda “aviso que não é requisito para ser ministro da educação saber sobre dicionário dos travestis ou feminismo”.

Em outra manifestação na rede social, o deputado seguiu na crítica à questão aplicada nesta primeira fase do Enem.

“Prezados estudantes, quando vocês forem ser entrevistados para um emprego ou estiverem abrindo um empreendimento aviso: sexualidade, feminismo, linguagem travesti, machismo e etc terão pouca ou nenhuma importância. Portanto, estude também o que lhe deixará apto para a vida”.

 

Questão

A reportagem explica, por exemplo, que o pajubá utiliza elementos (principalmente, mas não só) do idioma iorubá – que não tem uma flexão de gênero, como no português (‘o menino' e ‘a menina'). Ao mesmo tempo, os dogmas do candomblé admitem a flexibilização entre masculino e feminino, algo que na tradição cristã é impensável.

“Assim, não foi à toa que os terreiros de candomblé tenham se tornado uma espécie de ‘espaço de existência' de gays e travestis daquele tempo, meados do Século XX, onde essas pessoas podiam viver suas identidades sem represálias. Foi nos terreiros, portanto, que a assimilação do iorubá para uma linguagem cifrada teve início”, traz a reportagem.

Para o professor e gestor cultural Caciano Lima, que fez a prova por uma experiência pessoal, é importante que o Enem proporcione a interação dos temas clássicos, como língua portuguesa, com outras matérias, como antropologia e sociologia, como foi a proposta da questão.

“Cada ser humano vive em um grupo social e neles, acredito, se reconhecem. As línguas partem da nossa cultura e características do meio em que vivemos. Muitos se reconheceram e sentiram o pertencimento social quando se deparam na prova com um assunto como esse”, destaca.